Notícias

07/06/2019 15:01

Funceb exibiu gratuitamente o filme “Minha Avó era Palhaço” para alunos do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, em Salvador

k

Os alunos do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, localizado nos Barris, em Salvador, tiveram uma manhã diferente. Ao invés da carteira escolar, poltronas de cinema. O quadro negro também foi substituído pelo telão que exibia o documentário “Minha Avó era Palhaço”.

Nesta sexta-feira (7), a Fundação Cultural do Estado da Bahia exibiu para eles o filme documentário que conta a história da primeira palhaça negra do Brasil, na Sala Walter da Silveira.

Além dos estudantes, estiveram presentes também a coordenadora do Núcleo de Artes Circenses da Funceb, Vika Mennezes e uma das diretoras do documentário, Mariana Gabriel.

Mariana é neta do palhaço Xamego (Maria Eliza Alves dos Reis, grande atração do Circo Guarany na decana de 1940). Após o contato com o Circo Paraki conheceu um pouco da trajetória circense da sua família. Durante o pré-encontro internacional de palhaçaria feminina, em 2013, ela viu a importância de contar a história da avó, pioneira na palhaçaria feminina no país.

c

“Eu precisava tirar das falas a história de uma mulher negra que interpretava um palhaço e fazia com que artistas negros fossem protagonistas de suas próprias histórias”, comentou a diretora.
Esta é a 7ª exibição do filme em Salvador. O documentário já foi exibido em 123 países, rodado em 11 estados brasileiros, além de integrar a programação do Sesc TV.

"Esta ação é mais uma forma da coordenação de circo aproximar essa arte do público baiano. Mostrar pra esse público jovem e em sua maioria formado por negros e negras, uma mulher negra sendo evidenciada é muito importante e enriquecedor", diz a coordenadora do Núcleo de Artes Circenses da Funceb, Vika Mennezes.

m

Exibições – Além da exibição na Sala Walter, o filme foi exibido também no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, com entrada gratuita, às 14h. Ao final de cada sessão, Mariana Gabriel, que é uma das diretoras do filme ao lado de Ana Paula Minehira, fará um bate-papo com os presentes sobre o filme.

Neste sábado (8), o público ainda poderá assistir gratuitamente ao documentário às 9h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, localizada em Nazaré.

Serviço:

Exibição “Minha Avó Era Palhaço”+ bate-papo com Mariana Gabriel
Quando: 8 de junho, às 9h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Praça Conselheiro Almeida Couto, S/N – Nazaré)  – aberto ao público
Gratuito

Fotos: Bia Imperial
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.