Notícias

07/06/2019 16:03

Doc TranChan - filme sobre grupo de dança contemporânea estreia nesta sexta-feira (7) na Sala Walter da Silveira

f

Centrado no ambiente efervescente de criação do curso dança na Bahia, o DocTranChan estreia nesta sexta-feira (7), às 18h30, na Sala Walter da Silveira. A produção contextualiza a criação de um dos grupos de maior expressividade no cenário da dança contemporânea baiana. O documentário é fruto do projeto contemplado pelo Edital Setorial de Dança 2016, com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

A produção do filme teve seu início após a reunião de acervo pertencente às fundadoras, Leda Muhana e Betti Grebler, além de acervos de ex-integrantes, que foram importantes para delinear alguns momentos do grupo desde sua criação, seus processos criativos, ideologias, coreografias e espetáculos concebidos até os dias de hoje.

O Doc Tranchan pretende estimular uma continuidade através da linguagem audiovisual e a preservação da memória baiana. Além disso, a produção de um filme documental pode ser um material de estudos para professores, pesquisadores, interessados em dança e admiradores de artes no geral.

f

Grupo Tran Chan - Criado em 1980, no último ano das estudantes Leda Muhana e Betti Grebler, formadas no curso de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Grupo Tran Chan foi formado de modo espontâneo através da reunião de colegas que gostavam de cantar, encenar, e fazer imitações nos corredores da Escola de Dança da UFBA.

O grupo independente unia diversas linguagens como Teatro, Música, Literatura, Capoeira, Tai Chi Chuan, Ginástica Olímpica, Pilates, entre outros em seus processos criativos. Mesmo com diversas linguagens, o grupo mantinha uma baianidade contemporânea inspiradas nas manifestações artística do estado.

Em seus 36 anos de existência, o Tran Chan concebeu mais de 30 produções entre espetáculos e coreografias, sendo eles apresentados em temporadas em teatros e festivais de diversos estados, países da América e Europa, além da participação em eventos que marcam a história do grupo pela sua expressividade na dança contemporânea da Bahia.

Exibições – Após o lançamento nesta sexta-feira, o documentário ainda será exibido dia 13 de junho, às 9h, na Sala de Cinema da UFBA; no dia 15 de junho, às 18h30, na Sala Walter da Silveira; e no dia 17, às 8h, novamente na Sala de Cinema da UFBA.

Atenção aos alunos da Escola de Dança da Funceb! A produção do filme está disponibilizando gratuitamente as sessões na Sala de Cinema da UFBA. Já na Sala Walter da Silveira, todas as exibições são gratuitas e abertas ao público.

Serviço:

Lançamento - Doc Tran Chan
Quando:
7 de junho (sexta-feira), às 18h, na Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, 27. Barris. Salvador/BA) - gratuito
13 de junho, às 9h, na Sala de Cinema da UFBA – gratuito para alunos da Escola de Dança da Funceb
15 de junho, às 18h30h na Sala Walter da Silveira - gratuito
17 de junho, às 8h, na Sala da Cinema da UFBA  – gratuito para alunos da Escola de Dança da Funceb

Fotos: Divulgação
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.