04/07/2019 08:50

SecultBA divulga resultado final da análise prévia do Edital de Audiovisual 2019

111

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) divulgou nesta quinta-feira (04), após a análise dos recursos, o resultado final da etapa de análise prévia das propostas apresentadas ao Edital Setorial do Audiovisual 2019, com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Paralelamente, todas as propostas enviadas passaram por um processo de revisão da análise.

O resultado está disponível no Diário Oficial do Estado (DOE) e pode ser acessado também pelo Sistema de Informação e Indicadores em Cultura – Clique Fomento (SIIC/Clique Fomento), disponível no endereço: www.siic.ba.gov.br

As propostas aprovadas seguem na análise de mérito, sendo avaliadas por comissão temática constituída de membros da sociedade civil, com experiência e conhecimento em  audiovisual, projetos e/ou gestão cultural, incluindo indicados do Conselho de Cultura, do poder público e integrantes de outros estados. Durante a análise de mérito, será mantido um número ímpar e o equilíbrio entre a origem dos participantes da comissão.

Com 561 propostas recebidas, o Edital Setorial Audiovisual disponibiliza, no ano de 2019, R$ 4,9 milhões de recursos do FCBA.  Serão selecionados projetos em nove categorias: desenvolvimento de roteiro; festivais, mostras e eventos; cineclube; formação; curta-metragem de ficção e documentário; curta-metragem de animação; memória; pesquisa; e games.

O Edital Setorial de Audiovisual 2019 – Fundo Setorial de Audiovisual (FSA), por sua vez, conta com um investimento de R$ 15 milhões captados do Fundo Setorial do Audiovisual da Agência Nacional de Cinema (Ancine), que serão geridos pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). O intuito é a concessão de apoio cultural para projetos de produção de obras audiovisuais baianas inéditas e para projetos de distribuição para comercialização das obras.
 O certame vai selecionar, no mínimo, 24 projetos em nove categorias: longa-metragem – documentário; longa-metragem – ficção; longa-metragem – animação; telefilme – documentário; série de TV – documentário; série de TV – ficção; série de TV – animação (duração 7 minutos); série de TV – animação (duração 3 minutos); e  distribuição.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico e culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias Estaduais de Cultura e da Fazenda da Bahia. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Cultural e Editais Setoriais.

Confira abaixo: