Notícias

09/07/2019 09:50

#CinemaÉnaFunceb - Mostra destaca versatilidade de Claude Chabrol na Sala Walter da Silveira

c
A Flor do Mal (Foto: Divulgação)
 
Conhecido pela variedade da sua filmografia, o francês Claude Chabrol é lembrado com a exibição de três dos seus mais elogiados trabalhos na Sala Walter da Silveira. A programação movimenta o cinema cult dos Barris, de 11 a 17 de julho (exceto dia 14 de julho), com sessões gratuitas sempre às 15h.

Entre os destaques do pequeno ciclo, está o último trabalho do realizador, “Bellamy” (2009), um drama policial estrelado por Gérard Depardieu com trama inspirada nos filmes “noir” dos anos 1950. Completam as exibições, “A Flor do Mal” (2003), sátira familiar em tom de mistério; além do clássico, segundo longa de Chabrol, “Os Primos”, filmado em 1959.

Nouvelle Vague

Claude Chabrol começa sua carreira com a "Nouvelle Vague" na segunda metade da década de 1950. Antes, fora um dos críticos mais importantes da célebre revista “Cahiers du Cinéma”.  Depois de sua estreia com “Nas Garras do Vício” (1958), construiu uma vasta carreira cinematográfica, tornando-se o mais versátil e prolífico dos realizadores franceses do pós-guerra. É considerado o mestre dos filmes de mistério e de crítica da sociedade burguesa.

A ligação com o audiovisual remonta à sua infância: desde os 4 anos de idade, frequentava as salas de cinema parisienses. Seu pai, farmacêutico e resistente francês, enviou o filho durante a Segunda Guerra Mundial para a casa de sua avó paterna, em Sardent, no departamento de Creuse, na região da Nova Aquitânia. Mais tarde, Claude Chabrol contaria que se tornaria projecionista da sala de cinema, que ele próprio inventou aos 11 anos de idade, numa garagem desocupada, durante seu exílio.
Morreu em 12 de setembro de 2010, aos 80 anos, de complicações cardíacas e pulmonares.

s
Bellamy (Foto: Divulgação)


Serviço:
Mostra Claude Chabrol na Sala Walter da Silveira
Quando: 11 a 17 de julho (exceto dia 14 de julho), sempre às 15h
Onde: Sala Walter da Silveira – Rua General Labatut, nº 27 – subsolo da Biblioteca Pública dos Barris. Fone: 3116-8124
Entrada franca

Confira programação:

11 e 13/07

Bellamy (FRA, 2009)
Direção: Claude Chabrol
Elenco: Gérard Depardieu, Clovis Cornillac e Jacques Gamblin.
Duração: 110 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - Como manda sua tradição familiar, o inspetor policial Paul Bellamy retorna à Nîmes, uma pequena cidade francesa, para passar suas férias anuais com sua mulher Françoise. No entanto, o que era para ser uma viagem agradável ao campo acabará se tornando uma grande confusão com a chegada repentina do irmão do inspetor, o alcóolatra Jacques. Além disso, um homem misterioso começa a perseguir Bellamy.


12 e 16/07

Os Primos (Les Cousins, FRA, 1959)
Direção: Claude Chabrol
Elenco: Gérard Blain, Jean-Claude Brialy e Juliette Mayniel
Duração: 110 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - Paul e Charles, dois primos, podem até ser da mesma família, mas possuem as personalidades mais distintas possíveis um do outro. Enquanto Charles é um jovem sério e trabalhador, que se muda para o apartamento de Paul em Paris para estudar direito, Paul é um sedutor e mulherengo incorrigível. Os dois conseguem se aceitar até que Charles se apaixona por Florence, uma amiga de Paul.


15 e 17/07

A Flor do Mal (La Fleur du Mal, FRA, 2003)
Direção: Claude Chabrol
Elenco: Nathalie Baye, Benoît Magimel e Suzanne Flon
Duração: 104 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - Anne, uma das integrantes mais jovens de uma tradicional família francesa, decide concorrer à prefeitura de sua cidade. No entanto, sua campanha sofrerá complicações quando um antigo caso de assassinato não solucionado durante a Segunda Guerra Mundial - cuja principal suspeita é uma antepassada de Anne - ressurge para assombrar a família.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.