Notícias

18/07/2019 13:00

#GruposResidentes2019 - Lekan Dance trabalha com elementos da dança clássica e moderna com o panteão dos orixás

f

Há três anos, a Lekan Dance marca passos de uma nova linguagem que une a dança clássica, moderna e o afro nos palcos baianos. Atualmente, a companhia integra ao  projeto Grupos Residentes 2019, que junto com outros 11 coletivos irá utilizar as salas de ensaio da Escola de Dança da Funceb, durante aos sábados, até o final deste ano.

Criada em 2016 pelo bailarino e coreógrafo Ednei Cruz, a Lekan Dance reúne 12 bailarinos residentes em Salvador. A  maior inspiração do grupo é trabalhar com elementos da cultura afro-brasileira e africana. A partir de uma nova linguagem corporal, a Lekan dá vida aos orixás do panteão africano em suas montagens. 

f

Além da religiosidade, o grupo inspira-se na força e na beleza oriunda da cultura negra para provocar uma conscientização em seus espectadores. Em longa temporada, o espetáculo “Fragmentos de Negra Fé e Vozes D’África” marcou a competência e o bom trabalho do grupo, que também já se apresentou na abertura da Concha Negra, no concurso Beleza Black e o Concurso da Deusa do Ébano do bloco afro Ilê Aiyê.

O grupo que integra esta edição dos Grupo Residentes tem buscando ampliar seu trabalho nacional e internacionalmente, por meio de apresentações regulares de espetáculos e por temporadas. Conheça mais dos trabalhos do grupo através do Facebook e do Instagram

Fotos: Divulgação
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.