Notícias

26/07/2019 15:50

Artistas de edições anteriores contam suas experiências na Residência Artística no Instituto Sacatar

d
Tatah Café (Foto: Acervo Pessoal)

Precisa de um espaço confortável e com todas as condições necessárias para produzir a sua arte? Artistas de todas as linguagens artísticas podem participar na Residência Artística Ecológica no Instituto Sacatar, em Itaparica. A realização é da Fundação Cultural do Estado da Bahia em parceria com o Instituto. O artista contemplado ficará em residência de 26 de agosto a 21 de outubro de 2019 e terá suíte individual, um estúdio separado, além de todas as refeições. 

“Foi uma experiência maravilhosa e pontual”, relata a escritora Tatah Café. “Queria muito poder voltar nesta edição para encaminhar outros projetos (risos), mas não posso mais, por isso estou fazendo campanha em Santo Antônio de Jesus para que os artistas daqui se inscrevam, vale muito a pena”, afirma. Na próxima semana, a escritora vai ao México para participar de uma atividade no Centro Cultural Brasil-México falando sobre a produção literária dentro de um espaço programado e irá relatar as experiências  vividas no ano passado durante a residência.

gMarielson Carvalho, professor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), participou da Residência em 2014 e aproveitou a experiência para focar no seu aprimoramento tanto quanto pesquisador, como escritor. “Foi uma inspiração e tanto para escrever a tese sobre Angélique Kidjo, cantora do Benim, e o meu segundo livro sobre os personagens negros de Dorival Caymmi e as imagens e narrativas da Baía de Todos os Santos na obra de Xavier Marques, escritor Itaparicano”, relata.

Durante dois meses, o pesquisador conviveu com um casal francês, um equatoriano, um paquistanês, uma grega e um paulista. “Foi uma experiência cultural singular. Um intercâmbio internacional dentro da própria Bahia”, descreve Marielson. “Essa experiência me estimulou a me inscrever em outras imersões pelo mundo”, comenta.

Marielson Carvalho (Autoretrato)

Espaço para ccriação - A escritora Luciany Aparecida participou da residência em 2015 e esteve por oito semanas entregue à produção literária. “Escrevi um romance (inédito) que mescla autobiografia e escrita criativa”, relata. Luciany conseguiu montar uma estrutura para exercitar a escrita: “no romance, a personagem sonha que está à deriva num pequeno barco. Num dos estúdios, montei um barco e ficava dentro dele como se estivesse em alto mar, o exercício depois foi para o texto”, descreve.

Luciany Aparecida (Foto: Ana Reis)

As vivências pessoais do professor de Literatura da UNEB Márcio Junqueira também integraram seu projeto. Negro, gay e afeminado, Márcio desenvolveu o “Diário de Pegação” que trata das camadas afetivas de relações passageiras. “É um espaço muito especial, lá conheci artistas brasileiros e de fora com quem pude trocar conhecimentos relacionados aos meus trabalhos”, explica.

Com a residência, o “Diário de Pegação” ganhou uma vagarosa atenção e está disponível para o público pelo Instagram. “Eu percebi que o trabalho precisava ganhar outras formas, certamente foi uma das vivências mais ricas que tive no Sacatar”, conta Márcio. Além disso, “Sábado”, um trabalho desenvolvido em paralelo ainda na residência, será lançado nos próximos meses pela Riacho, editora gaúcha.

c
Márcio Junqueira (Foto: Madiano Marcheti)

Inscrições - Pela primeira vez a residência não é restrita a artistas da palavra, e está aberta para artista das diversas linguagens artísticas (artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro). As inscrições acontecem até 11 de agosto. Candidatos deverão enviar e-mail para dirart.contato@funceb.ba.gov com o assunto Inscrição - Residência Ecológica Sacatar, com formulário de inscrição preenchido e uma carta de intenção. Serão considerados como critérios de qualidades propostas que tenham impacto frente às demandas ambientais. 

CONFIRA O EDITAL!



Serviço:
Edital de Residência Ecológica para artistas no Instituto Sacatar
Inscrições: 28 de junho a 11 de agosto de 2019, através do envio de carta de intenção + formulário preenchido para o e-mail contato.dirart@funceb.ba.gov.br
Período de residência artística: 26 de agosto a 21 de outubro de 2019
Informações: através do telefone (71) 3324-8521, de segunda à sexta-feira, das 09h às 17h, ou e-mail contato.dirart@funceb.ba.gov.br
Gratuito
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.