Notícias

30/07/2019 15:10

Funceb realiza formação com a Comissão de Aferição de Autodeclaração do Edital Setorial de Audiovisual 2019

comissaoNa manhã desta terça-feira (30), a Comissão de Aferição de Autodeclaração do  Edital Setorial de Audiovisual 2019 se reuniu para uma ação formativa proposta pela Fundação Cultural, em que se enalteceu o pensamento a respeito da importância das políticas afirmativas. Esta é a primeira vez em que há indutores no certame que acrescentarão pontos de maneira cumulativa se constatada a Diversidade de Etnia/Racial, Diversidade de Gênero e Territorialização.


A formação se deu com a promotora e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (GEDHDIS/Ministério Público da Bahia, Lívia Santana Vaz, com a presença da diretora geral da Funceb, Renata Dias. Na ocasião, a promotora trouxe o percurso histórico do que foi a experiência negra no Brasil, convidando a comissão a pensar como esta experiência avançou tanto a ponto de ter políticas próprias para mitigar as violências ocorridas ao longo do tempo – as ações afirmativas.

A diretora, Renata Dias, reiterou que o Estado consolida as reivindicações dos movimentos sociais. “Quando o Estado se abre pra admitir melhorias em seus processos, pautado pelos movimentos sociais, dá uma luz de esperança no sentido de estarmos fazendo política pública de forma democrática e inclusiva”, disse.

A comissão será formada pela vice-presidenta do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado (CDCN), Lindinalva de Paula; o membro da Comissão da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB/BA, Jammê Freitas, e a representante da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Ana Claudia Virgens.


comA Aferição de Autodeclaração por parte da Comissão acontecerá em 2 de agosto (sexta-feira), a partir das 8h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.