Notícias

19/08/2019 12:08

Dia Mundial da Fotografia – Fotógrafos baianos relevam à Funceb a importância da data

s

Uma das maiores invenções da humanidade, responsável por revolucionar a sociedade, a arte e a cultura no século XIX, a fotografia tem o seu devido conhecimento na data 19 de agosto, quando é celebrado o Dia Mundial da Fotografia.

A linguagem artística é definida pelo fotógrafo baiano Marcelo Reis, atual coordenador de Artes Visuais da Funceb, como essencial e atualmente democrática, principalmente após o advento dos smartphones.

Por outro lado, lembra Marcelo, “essa democratização não gera uma imagem consciente, então as pessoas produzem uma fotografia que se dispersa. Mesmo feita dessa maneira é um ponto positivo, pois ela oferece ao usuário a arte de se conhecer”.

Como profissional da fotografia, diretor do “A Gosto da Fotografia” - Festival Nacional de Fotografia e do Instituto Casa da Photographia, Marcelo confessa que gosta mesmo do registro de rua: “não tenho restrição. É pelo prazer de ter percebido qualquer ato na rua e fazer o click”.

Memória fotográfica

A fotografia entrou na vida da fotógrafa e artista visual Célia Aguiar desde pequena. Natural da cidade de Canavieiras (BA), Célia se lembra de um tio que fazia fotos 3x4 e de sua avó, que entrava no laboratório para ver essas fotos, “isso despertou minha curiosidade”, ela conta.

“Daí comecei a ser invadida pela imagem da fotografia. Foi uma linguagem que eu escolhi para me expressar. Foi ela que me levou ao longo desses quase 20 anos de experiência. No início, queria ser fotógrafa de jornal porque me auxiliava a exercitar o olhar. Hoje, a fotografia ganhou o mundo, tem um sentido de Arte mesmo! Ela abraça todas as linguagens, todas as possibilidades. Ela é a mais democrática das artes que conheço”, avalia Célia.

Um pouco de história

Foi em 1826 que Joseph Nicéphore Niépce teve a sua fotografia reconhecida como a primeira do mundo. Porém, o desenvolvimento dessa invenção não pode ser atribuído a uma só pessoa, dado que diversas descobertas ao longo do tempo contribuíram para que a fotografia fosse feita da forma como a conhecemos hoje.

A escolha do dia 19 de agosto para celebrar esta data é uma homenagem à invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente a nova invenção.

Este aparelho foi desenvolvido pelo francês Louis Daguerre (1787-1851), em 1837, graças aos estudos de Joseph Niépce (1765-1833), que havia criado a héliographie alguns anos antes.

Em 1839 também foi inventado o calótipo, outro sistema de captura de imagens, criado por William Fox Talbot (1800-1877). Por causa dessas incríveis invenções, 1839 se consagrou como o Ano da Invenção da Fotografia.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.