Notícias

22/08/2019 12:15

Centro de Formação em Artes da Funceb recebe mesa redonda sobre o Kimbundu do dia a dia na Bahia

d
O músico, compositor, cantor e professor, Tiganá Santana, fará parte da mesa (Foto: Divulgação)

Uma Mesa Redonda para tratar do Kimbundu do dia a dia na Bahia acontecerá nesta sexta-feira (23), das 18h30 às 21h, no Centro de Formação em Artes (CFA), da Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBa).

O objetivo do evento é o de refletir a respeito da distribuição geográfica do povo Kimbundu e também situá-lo na diáspora, em especial na Bahia, apresentando elementos linguísticos e culturais que fazem parte de toda a população baiana e em outros lugares da diáspora.

A ação pretende trazer para perto do público o sentimento de pertencimento por perceber que o português que se fala aqui interage com o Kimbundu até dias atuais em vários níveis da língua (fonológico, lexical, sintático) e na cultura, permanecendo, consequentemente, na atmosfera rítmica e gestual do povo brasileiro.

O evento promovido pelo Núcleo de Estudos Estrangeiros (NEE) da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) contará com palestrantes convidados como: Prof. Dr. Tiganá Santana, Profa. Dra. Denise Carrascosa, Profa. Dra. Zelinda Barros, Prof./Escritor Landê Onawale Munzanzu e o Prof. Niyi Monazambi.

Origem - O kimbundu é a língua da região de Luanda, Catete, Malanje e as áreas de fronteira no Norte (Dembos - variante crioula kimbundu/kikongo) e no Centro (Kuanza Sul - variante crioula kimbundu/umbundu). É falada por mais de um milhão e meio de pessoas.

É também uma das línguas africanas que mais conviveu com o português, pelo menos desde o século dezesseis até a atualidade. As vagas são limitadas e os interessados em participar, devem se inscrever através do endereço: http://www.sge.uneb.br/mesaredondakimbundu

Serviço:
Mesa Redonda: O dia a dia do Kimbundu na Bahia
Quando: 23 de agosto de 2019 (sexta-feira), das 18h30 às 21h
Onde: Centro de Formação em Artes (CFA) I Rua do Bispo, 23, próximo ao Batalhão da Polícia Militar, Pelourinho.
Inscrições: http://www.sge.uneb.br/mesaredondakimbundu
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.