30/08/2019 10:00

Funceb e Secult divulgam o resultado da Análise de Mérito do Edital de Audiovisual 2019

d

Foi divulgado neste sábado (31), no Diário Oficial do Estado (DOE), o resultado da análise de mérito do Edital Setorial de Audiovisual 2019. São diversas categorias divididas por origem de recursos, cerca de R$ 5 milhões diretos do Fundo de Cultura da Bahia e, R$ 15 milhões captados do Fundo Setorial do Audiovisual (ANCINE) e que serão geridos pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA).

O prazo para interposição de recursos é de 2 a 11 de setembro, através do Sistema de Informações e Indicadores em Cultura – Clique Fomento (SIIC/Clique Fomento), disponível no endereço www.siic.ba.gov.br. Os selecionados devem ficar atentos à convocação, por meio do sistema, para adequações e entrega da documentação obrigatória.

No Edital Setorial Audiovisual FCBA foram selecionadas nove categorias: desenvolvimento de roteiro; festivais, mostras e eventos; cineclube; formação; curta-metragem de ficção e documentário; curta-metragem de animação; memória; pesquisa; e games.

Dividido em 12 territórios que tiveram propostas selecionadas - Bacia do Rio Grande; Chapada Diamantina; Litoral Sul; Médio Rio de Contas; Metropolitana de Salvador; Portal do Sertão; Recôncavo; Sertão do São Francisco; Sertão Produtivo; Sisal; Sudoeste Baiano e Velho Chico.

O segundo edital, captados junto a ANCINE, originário do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), selecionou propostas para concessão de apoio cultural para projetos de Produção de obras audiovisuais baianas inéditas, e para projetos de Distribuição para comercialização das obras.

O grande diferencial deste edital está sendo a inserção de indutores que permitiram que as propostas que contemplam profissionais negros e indígenas; profissionais mulheres; e empresas produtoras do interior do estado, tivessem na sua avaliação acréscimos na pontuação final. Esses indutores de Diversidade de Etnia/Raça, de Diversidade de Gênero e de Territorialização são ações afirmativas que tem como objetivo eliminar desigualdades historicamente acumuladas e avalizar a igualdade de oportunidades.

ANCINE

Após consulta feita à ANCINE, a Comissão de Mérito do Edital Setorial de Audiovisual 2019, categoria Ficção e Distribuição decidiu que:

Considerando a sobra de recursos no valor de R$ 450.000,00 (quatrocentos e cinquenta mil reais) na categoria J) Distribuição, e conforme item 13.9 do edital, no qual é facultado à comissão o remanejamento de recursos em caso de não seleção de propostas suficientes, foram remanejados os recursos da categoria J) para a Categoria B) Longa-metragem - Ficção, no valor de R$ 433.650,00 (quatrocentos e trinta e três mil, seiscentos e cinquenta reais).

Como não houve seleção de proposta na categoria C) Longa-metragem – Animação no valor de R$ 1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil reais), conforme o edital, foram remanejados os recursos da categoria C) para as Categoria G) Série de TV – Animação (7 minutos), no valor de R$ 910.000,00 (novecentos e dez mil reais)  e Categoria H)  Série de TV – Animação (3 minutos), no valor de R$ 390.000,00 (trezentos e noventa mil reais).

Os pareceres da Comissão de Mérito estarão disponíveis no SIIC a partir do dia 02 de setembro, início do prazo para interposição de recursos.

RESULTADO ANÁLISE DE MÉRITO FCBA
RESULTADO ANÁLISE DE MÉRITO FSA

Edital Audiovisual 2019 – Resultado da Análise de Mérito (FSA E FCBA)
Período de interposição de recursos: 02 a 11 de setembro, no endereço eletrônico www.siic.ba.gov.br