Notícias

06/09/2019 14:15

#CinemaÉnaFunceb - Mesa enroladeira horizontal chega à Cinemateca da Bahia

d
Foto: Divulgação/Dimas

Você se lembra da trabalheira que dava rebobinar fitas cassete? Este árduo trabalho ainda é uma realidade para amantes da sétima arte e técnicos que trabalham com películas fílmicas, para enrolar e desenrolar os materiais. Entretanto, a Bahia tem motivos para comemorar: a mesa enroladeira horizontal chegou à Cinemateca! O equipamento é a mais nova aquisição da Cinemateca da Bahia, administrada pela Diretoria de Audiovisual da Funceb (Dimas). 

Avaliada em R$ 5.580 reais, a mesa foi desenvolvida para corrigir os problemas como escapamento do filme, comum a mesa enroladeira vertical. Além de facilitar a análise técnica e dar mais rapidez à apuração de toda extensão do material.
 
“A mesa nos permite analisar películas de 35 mm e 16 mm. Ao enrolar e desenrolar podemos saber todas as características do material, se é preto e branco ou colorida, se é um filme com ou sem som. Também podemos detectar defeitos e realizar a limpeza do material” explica Armando Júnior, técnico em preservação da Dimas.

O equipamento está á disposição também para os visitantes que vão à Cinemateca da Bahia. Interessados poderão ver de perto como funcionar o mecanismo do aparelho.  “Estávamos a algum tempo planejando ter essa peça. Ela é uma grande conquista para a diretoria, certamente nos dará bons resultados”, celebra o técnico.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.