Notícias

11/09/2019 12:00

#30anosLambe-Lambe - Circuito estará no Palacete das Artes e no Teatro Gamboa Nova dias 14 e 21 de setembro

d

O Teatro Lambe-Lambe comemora o mês de aniversário com ampla programação na capital baiana. A linguagem teatral surgida em Salvador há 30 anos e inspirada nos antigos fotógrafos de rua, denominados de lambe-lambe, propõe um espetáculo em miniatura de curta duração. A técnica se utiliza de elementos animados dentro de uma caixa para apenas um expectador por vez.

Nos dias 14 e 21 de setembro, o Circuito de Teatro Lambe-Lambe apresenta o Circuito de Teatro Lambe-Lambe, uma variedade de espetáculos que acontecerá no Palacete das Artes e Teatro Gamboa Nova, com ingressos a pague quanto quiser.

Programação – No dia 14 de setembro, a programação acontece no Palacete das Artes, das 15h às 17h. Na data serão apresentados diversos espetáculos, dentre eles Dom Quixote da Cia Cavaleiro Andante. A montagem de baseada na obra de Cervantes utiliza técnicas de animação direta e sombra, explorando a luta do Marcelo Santosto, herói de La Mancha, contra um gigante e levantando indagações: Sonho ou realidade? Loucura ou a pior das verdades?

Outra montagem da Mostra é Meu Ser Pulsante do grupo Polimorfia, que propõe dizer de forma sensível que a morte não é o fim e pode até mesmo ser um começo. O espetáculo O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, do grupo Sexta da Arte, é uma releitura do clássico de Jorge Amado. E O Aceso do Arraial do grupo Pé na Trilha, história que acontece no interior de uma casa de farinha, lugar de trabalho coletivo onde muitos causos tomam forma.

No dia 21, também no Palacete das Artes das 15h às 17h, será a vez dos espetáculos O Risco do grupo Mãos Dupla, que fala de um mosquito que ameaça toda a humanidade; e Aterro da companhia Palafitas, onde um morador mostra imagens da sua infância no Aterro de Alagados, em Salvador.

No Teatro Gamboa Nova, no dia 21 de setembro, das 18h às 19h, será o apresentado o espetáculo Trago, da Cia de Teatro Bonecos Mãos; uma aventura do descarte que retorna de forma inesperada à vida de quem distraidamente não se sensibiliza com o caos mundial. Também integra a programação do Circuito o espetáculo A Dança do Parto do grupo Lambe-Lambe da Bahia, dirigido por Gil Teixeira e considerado como a primeira criação dentro da caixa do Lambe-Lambe em1989.

Teatro de Bonecos - Desde a década de 1980, bonequeiros do país inteiro realizam trabalhos no sentido de redimensionar o papel do Teatro de Bonecos, revelando suas interfaces enquanto arte de fundo tradicional e popular, bem como sua expressividade contemporânea.

O Teatro de Lambe-Lambe é considerado uma modalidade de teatro de bonecos e já foi foco em muitos festivais nacionais e internacionais. O gênero foi criado pelas bonequeiras nordestinas Denise de Santos e Ismine Lima há 29 anos e já tomou o mundo.

Serviço:   
Circuito de Teatro Lambe- Lambe

Palacete das Artes (Rua da Graça, 284, Graça), das 15h às 17h
14 de setembro
Espetáculos: Dom Quixote, Meu Ser Pulsante, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, O Acesso do Arraial
21 de setembro
Espetáculos: O Risco e Aterro

Teatro Gamboa Nova (Rua Gamboa de Cima, 3, Largo dos Aflitos), das 18h às 19h
21 de setembro
Espetáculos: Trago e A Dança do Parto

Ingresso: pague quanto quiser
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.