Notícias

11/09/2019 09:34

Produtores baianos debatem o audiovisual produzido no Estado

s

Discutir o mercado, o cenário e os rumos do audiovisual produzidos na Bahia. Este é o objetivo do I Ciclo de Encontros do Audiovisual que o Grupo Têm Dendê realiza em parceria com a Diretoria de Audiovisual (Dimas) e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entre os meses de setembro e dezembro, em Salvador.

O Ciclo marca os 20 anos de fundação do Grupo Têm Dendê e os 45 anos da Dimas, e a cada encontro vai reunir realizadores do audiovisual baiano em um debate sobre a produção e o mercado local. “Ao idealizar o ciclo, pensamos em uma estrutura que desse vazão não só à produção local, mas também que pudesse suscitar debates sobre o processo de desenvolvimento dessas obras e a movimentação desse mercado que tem crescido bastante, sobretudo, nas últimas duas décadas”, explica Vânia Lima, diretora do Grupo Têm Dendê.

O primeiro encontro acontece no dia 17 de setembro, às 10h, no Cine Daten Paseo, no Itaigara, e contará com as participações dos diretores Fabíola Aquino e Pola Ribeiro. “A cada encontro teremos dois realizadores debatendo e interagindo com a plateia. Enquanto um será o exibidor, o outro vai provocar a discussão sobre as narrativas, processos de construção e criação, inspiração e perspectivas das obras e do mercado como um todo. No primeiro vamos ter Fabíola Aquino como exibidora e Pola Ribeiro como debatedor”, acrescenta.

As obras escolhidas para a abertura dos Ciclos são Balizando - 2 de Julho, Sonhadores e Samba Junino - De porta em porta. Em comum, o fato de todos serem da Obá Cacauê Produções e contarem com a direção ou produção de Fabíola Aquino. Na avaliação da diretora, os debates são uma excelente oportunidade de apresentação dos produtos à sociedade. “A possibilidade de exibir os filmes e discutir com outros realizadores e com a sociedade de maneira geral foi o que me fez aceitar de pronto o convite para esse evento. É uma oportunidade de se desafiar e ao mesmo tempo receber uma avaliação”, opina.

Com apoio da Dimas e da Funceb, o I Ciclo de Encontros do Audiovisual vai contar com nomes como Sofia Federico, Adriano Big, Cecília Amado, Rodrigo Luna entre outros.

Serviço:
1º Encontro do Ciclo de Audiovisual, com os diretores Fabíola Aquino e Pola Ribeiro
Quando: 17 de setembro, às 10h,
Onde: Cine Daten Paseo (Rua Rubens Guelli, 135 - Itaigara, Salvador)
Gratuito, sujeito a lotação
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.