24/09/2019 14:52

#EditaisSetoriais - Edital Setorial de Circo investirá R$ 700 mil em projetos circenses na Bahia

f

É hora de suspender as lonas e arrumar o picadeiro! Circo é uma das 19 modalidades contempladas pelos Editais Setoriais de Cultura 2019. O objetivo do certame gerido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA) é fomentar a cultura circense na Bahia.

O edital tem o orçamento de R$ 700 mil destinado para apoiar propostas culturais na área de Circo com o objetivo de estimular a criação, pesquisa, formação, produção, difusão, circulação e memória na rede produtiva do setor e ações que dialoguem com outros segmentos. O teto de apoio para cada proposta aceita será de R$ 100 mil.

As inscrições podem ser realizadas pela internet, por meio do Sistema de Gerenciamento de Fomento à Cultura – Clique Fomento, disponível no site siic.cultura.ba.gov.br e www.cultura.ba.gov.br, até o dia 8 de outubro de 2019.

Vale ressaltar que cada proponente poderá inscrever uma única proposta. Só serão aceitas propostas que sejam executadas entre 01/07/2020 e 01/07/2021.

Seleção das Propostas - A seleção tem como parâmetros as diretrizes da Política Estadual de Cultura (Lei nº 12.365/2011) e do Plano Estadual de Cultura (Lei nº 13.193/2014), especialmente a descentralização das ações no Estado, a promoção da diversidade cultural e o estímulo às cadeias produtivas e criativas.

Para fins de análise de mérito, as propostas serão avaliadas a partir dos critérios de valor cultural, priorizando-se criatividade, inovação e/ou singularidade; relevância no contexto sociocultural de sua realização e estímulo à diversidade cultural.

Também serão consideradas estratégias de democratização de acesso e acessibilidade, capacidade estruturante e efeito multiplicador, estímulo à diversidade e viabilidade técnica da proposta.

O edital dá algumas indicações de propostas que podem ser apresentadas como criação e/ou circulação regional/nacional de espetáculos circenses, criação e confecção de aparelhos, formação e qualificação para artistas, técnicos e agentes da área, dentre outros. Vale ressaltar que o edital propõe algumas sugestões, e outras não indicadas podem ser aceitas.

Editais Setoriais 2019
Inscrição: 9 de setembro a 8 de outubro de 2019, através do SIIC/Clique Fomento siic.cultura.ba.gov.br
+ Informações: atendimento@cultura.ba.gov.br  | (71) 3103-3489