03/10/2019 10:32

#EditaisSetoriais – Grupos e Coletivos Culturais podem se inscrever! O investimento nessa categoria será de R$ 2 milhões

s

Seu grupo ou coletivo tem um projeto e está sem recurso para realizar? Se liga que o Edital Setorial de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais pode ajudar a fazer esta ideia acontecer. Com a gestão da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), o edital é voltado para fomentar a cultura no estado.  Nesta categoria, o investimento total para grupos e coletivos é de R$ 2 milhões.

De acordo com o edital, compreendem-se por grupos e coletivos culturais uma base organizativa formada por artistas, agentes culturais e técnicos que realizam trabalhos continuados como criação, ensaios, apresentações, ações de capacitações, reflexão ou formação de público, intercâmbio, registro e memória, entre outras atividades desenvolvidas na perspectiva de investigação e proposição criativa continuada.

As áreas culturais nesta seleção são: Artes Integradas, Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Culturas Digitais, Culturas Identitárias, Culturas Populares, Culturas Urbanas, Dança, Design, Literatura, Música, Teatro.

O valor total disponível para este edital é de R$ 2 milhões de reais sendo o teto para cada proposta (projetos de baixo, médio e alto orçamento) de R$ 200 mil reais.  Para serem aceitas as propostas devem ser executadas a partir de 1º de julho de 2020 e concluídas até 1º de julho de 2021.

As inscrições estão abertas até o dia 8 de outubro de 2019 devendo ser realizadas pela internet, através do Sistema de Gerenciamento de Fomento à Cultura – Clique Fomento, disponível, no site siic.cultura.ba.gov.br (www.cultura.ba.gov.br). Ficou com alguma dúvida? Confira o edital!

Análise de mérito
A seleção tem como parâmetros as diretrizes da Política Estadual de Cultura (Lei nº 12.365/2011) e do Plano Estadual de Cultura (Lei nº 13.193/2014), especialmente a descentralização das ações no Estado, a promoção da diversidade cultural e o estímulo às cadeias produtivas e criativas.

A seleção pretende contemplar propostas e/ou proponentes nos 27 territórios de identidade. Assim, serão consideradas estratégias de democratização de acesso e acessibilidade, capacidade estruturante e efeito multiplicador, estímulo à diversidade e viabilidade técnica da proposta.

Para fins de análise de mérito, as propostas serão avaliadas a partir dos critérios de valor cultural, priorizando-se criatividade, inovação e/ou singularidade; relevância no contexto sociocultural de sua realização e estímulo à diversidade cultural.

Editais Setoriais 2019
Inscrição: 9 de setembro a 8 de outubro de 2019, através do SIIC/Clique Fomento siic.cultura.ba.gov.br
+ Informações: atendimento@cultura.ba.gov.br  | (71) 3103-3489