03/10/2019 15:00

Representantes da África do Sul visitam a Funceb e pautam intercâmbio artístico entre os países

Africa do Sul

Entre os dias 21 de setembro e 4 de outubro, uma delegação de artistas e de representantes governamentais da África do Sul estão em Salvador para participar de atividades artístico-culturais, em especial pintura de murais urbanos. Na ocasião, representantes do Governo sulafricano visitaram a sede da Fundação Cultural do Estado e se reuniram com a diretora geral, Renata Dias, a diretora das Artes, Lia Silveira e o coordenador de Artes Visuais, Marcelo Reis.

Os artistas pintaram no Colégio Estadual Edvaldo Brandão, em Cajazeiras, e no Cine Teatro de Lauro de Freitas. Na reunião, os representantes de Governo conheceram a atuação da Fundação no campo das Artes, no estado, e puderam apresentar projetos do Departamento de Arte e Cultura da África do Sul. “Essa dimensão do intercâmbio com outros países, em especial os africanos, é muito importante pra nós, nos permite reforçar os laços por meio da Cultura, da diversidade e das Artes”, falou Renata, apresentando o Edital de Mobilidade Artística, ferramenta que permite a ida de artistas baianos para diversas partes do mundo.

Africa do SulDentre as possibilidades deste intercâmbio, o diretor executivo do Departamento de Arte e Cultura da África do Sul, Charles Mabaso apontou o Festival de Artes que acontece anualmente no país, no mês de maio, por ocasião do Dia da África – 25/5. “Para nós é interessante promover o intercâmbio de artistas baianos e de suas artes com nosso país, onde temos a possibilidades diversas no campo das Artes Visuais, na Dança, por exemplo”, disse Mabaso.

Com Mabaso, estava também a diretora de Relações Internacionais do Departamento, Mampe Monakale e, juntos, conheceram a Cinemateca da Bahia, no Pelourinho.