Notícias

08/10/2019 15:23

#EditaisSetoriais - Revista Organismo lança novas edições nesta quinta-feira (10) no Quadrilátero da Biblioteca dos Barris

s
Ricardo Aleixo (Foto: Rafael Motta) participará do bate-papo

A Revista Organismo lança dois novos números sob o título de As contemporaneidades negras nas literaturas brasileiras. O evento acontecerá nesta quinta-feira (10/10), às 18h30, no Quadrilátero da Biblioteca Central da Bahia, nos Barris.

Na ocasião haverá bate-papo com Ricardo Aleixo, Lívia Natália, Evanilton Gonçalves, e mediação de Silvana Carvalho. O evento terá entrada gratuita e distribuição da revista.
Os números 8 e 9 da publicação contam com textos de poetas e escritores de todo o Brasil. Além de proporcionar a circulação dos escritos, a revista traz um conteúdo que propõe inovar na forma de compreensão de textos contemporâneos caracterizados como negros, periféricos, feministas, marginais e também os canônicos.

A publicação é um lançamento da editora Organismo e conta com apoio do Edital Setorial de Literatura com apoio da Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBa).

Cartografia da poesia - Desde a sua primeira publicação, a revista mantêm uma estrutura diferente: todas as páginas são destacáveis. Desta forma os leitores podem reeditar os números ou a coleção inteira.

O editor geral do projeto, Jorge Augusto, poeta e pesquisador, comemora o décimo número da revista. Morador do bairro da Liberdade e doutorando pela UFBA, ele destaca a necessidade de haver publicações que se dediquem a expor a multiplicidade da literatura brasileira e festeja que essa revista tenha surgido na capital baiana.

“A publicação contribui de maneira decisiva para a produção de uma cartografia da poesia brasileira contemporânea, que alarga e põe em questão a própria noção de contemporâneo que vem sendo discutida pela crítica literária brasileira. Esse gesto de reedição empreendido pelo leitor, busca estimular sua atuação como crítico, atualizando de forma radical a edição da revista”, conta Jorge Augusto.

Curadores - O número zero foi lançado em 2015. De lá para cá, as publicações seguem o mesmo requisito: participam curadores diferentes a cada edição, sendo dois poetas e/ou críticos de literatura.

Já participaram da publicação: Berimba de Jesus, Marília Garcia, Nelson Maca, Rita Santana, Ana Carla Portela, João Filho, Nívia Maria Vasconcelos, Carissa Macedo, Guellwaar Adún.

Serviço:
Lançamento dos números 8 e 9 da Revista Organismo, com bate-papo com Lívia Natália, Ricardo Aleixo e Evanilton Gonçalves e mediação de Silvana Carvalho
Quando: 10 de outubro, quinta-feira, às 18h30, no Quadrilátero da Biblioteca Pública dos Barris
Gratuito
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.