Notícias

10/10/2019 11:40

III Ciclo do Circuito Luiz Orlando de Exibição alcança quase 5 mil espectadores com a exibição do filme documentário Mokambo

s
Exibição de "Mokambo" no Terreiro de Candomblé Matamba Tombeci Neto

O Circuito Luiz Orlando de Exibição Audiovisual, realizado pela Fundação Cultural do Estado través da Diretoria de Audiovisual (Dimas/Funceb) alcançou 4.992 espectadores de 92 municípios baianos, entre os meses de julho e setembro em seu III Ciclo. Nesta edição aconteceu a exibição do filme documentário “Mokambo: Nguzo Malunda Bantu”, de Soraya Públio Mesquita.

Dentre as cidades baianas que alcançaram o maior número de público durante o III Ciclo de exibição, destacam-se: Camaçari (301), Barreiras (234), Salvador (164), Feira de Santana (143), Nazaré (142) e Macaúbas (135). Desde o início de projeto houve distribuição de kits de difusão em 113 Pontos de Exibições no estado.

O filme escolhido para este ciclo retrata a materialidade e a espiritualidade que o povo Bantu disseminou na identidade brasileira. A inspiração para a realização do filme veio de Taata Anselmo, sacerdote do terreiro Mokambo (localizado em Salvador, no bairro Trobogy), que, na descendência religiosa, é filho de Mãe Mirinha do Portão, neto de Joãozinho da Gomeia e bisneto de Severiano Manuel de Abreu, o Jubiabá.

c
Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, em Camaçari (Foto: Elisangela Sena)

Exibição em Terreiros – O filme de Soraya Mesquita também foi exibido em 7  Terreiros do estado: Terreiro de Candomblé Ilê Axé Oragian, em Santo Antônio de Jesus; Terreiro de Candomblé Logun Edé, em Eunapólis; Terreiro de Candomblé Ilê Axé Alá Omim Ojú Oxaguiã, em Macaúbas; Terreiro de Candomblé Ilé Axé Oxóssi, na cidade de Santana; Terreiro de Candomblé Ilê Axé Igbale, na cidade de Santo Amaro; Terreiro de Candomblé Ilè Alaketu, na cidade de Brumado e o Terreiro de Candomblé Matamba Tombeci Neto, na cidade de Ilhéus.

Circuito

O Circuito Luiz Orlando de Exibição Audiovisual foi lançado em novembro de 2018. Contanto com este terceiro ciclo, o Circuito já soma 16 mil espectadores em suas exibições em todo o estado.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.