23/10/2019 19:30

#Intercâmbio - Chegam a Salvador os 14 artistas do interior para participar do FIAC

Foto: Bia Imperial

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa) deu início a mais um Intercâmbio Artístico-Cultural em Festivais, desta vez em parceria com o Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia - FIAC Bahia, que acontece de 22 a 27 de outubro. A diretora geral da Funceb, Renata Dias, esteve presente ontem (22), na abertura da 12ª edição do festival, representando a secretária de cultura, Arany Santana. A cerimônia foi no Teatro Vila Velha, com o espetáculo KINTSUGI, do Lume Teatro de Campinas, de São Paulo.

Foto: Isabela Bugmann

Os 14 intercambistas fizeram uma visita à sede da Funceb, no Pelourinho, hoje (23), onde puderam dialogar com os demais participantes e coordenadores da Instituição. Na ocasião, os jovens puderam explanar um pouco mais as atividades desenvolvidas em cada segmento artístico na sua cidade ou proximidades.

Como foi o caso de Tamires Oliveira, que mora em Juazeiro, e reconheceu no teatro um lugar de expressão. “No palco eu pude reafirmar a minha identidade“, comenta a estudante de Ciências Sociais, que pretende compartilhar o que aprendeu no intercâmbio. “É um lugar de privilégio esse que estou ocupando. Nessas primeiras horas de contato com os colegas e as programações do festival, eu já estou pensando nas ações que poderei desenvolver para dividir cada conhecimento adquirido nesses dias”, finaliza.

“Minha história é uma novela”, foi assim que a jovem Luciana Maria, de São Desidério se apresentou no encontro. Essa ênfase foi para contar como superou e busca superar, através da arte, as dificuldades de ser uma mulher preta na sociedade atual.

aa“Eu desenvolvo trabalhos com crianças da zona rural e estou aqui por elas e pela minha filha. Vou me doar para levar de volta uma bagagem ampliada, para contribuir com a formação artística dessas crianças”, comenta.

A coordenadora de dança da Funceb, Janahina Cavalcante ressaltou que “a arte no interior precisa de ações como esta para reafirmar o seu poder transformador. Esses artistas somam e reverberam o trabalho que desenvolvemos”.

O jovem Leo Step, de São Sebastião do Passé reafirmou esse poder, quando compartilhou com os presentes que largou o futebol para viver a arte da dança. “Com a dança eu me vi completo. Me formei pela Escola de Dança da Funceb e estou aqui para lutar pelo crescimento artístico da minha cidade, que tem um potencial incrível, retraído pela falta de oportunidades”, relatou.

Para a diretora das Artes da Funceb, Lia Silveira, “cada experiência dividida é uma forma de aprendermos com eles e assim, ratificarmos que a arte é uma força imensurável." Os artistas ficam em Salvador de 23 a 27 de outubro de 2019 e, durante o intercâmbio, eles vão participar e acompanhar a programação de espetáculos, oficinas, residências, seminários e demais ações do FIAC.

A Funceb está custeando as despesas com passagem terrestre, alimentação, translado da rodoviária e hospedagem em sua residência artística, o Pouso das Artes.