Notícias

03/12/2019 16:30

Estudantes do Curso Preparatório apresentam mostra dedicada a dança afro-baiana e suas identidades neste sábado (7)

s

Uma variedade de ritmos, movimentações e melodias, trazendo por referências os Blocos Afros e Afoxés. Assim, os estudantes do Curso Preparatório (intermediários e avançados) da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBa), apresentam a mostra “Memórias Festivas com Perfume de África”, neste sábado (7), às 19h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves.

Quem nunca ouviu falar do tapete branco que cobre as ruas de Salvador na maior festa popular do planeta? Ou da deusa do ébano que desce do panteão afro-baiano do Curuzu e nos cobre com suas bênçãos na avenida? Ou ainda dos embalos do ritmo marcante do samba-reggae baiano, que permeia as ladeiras do Pelourinho nas terças-feiras?

É na memória desses ritmos que a apresentação da mostra artístico-pedagógica fará a plateia mergulhar. O espetáculo pretende misturar tradição e contemporaneidade, ousando na diversidade musical, convergindo dança moderna, jazz, balé clássico e a potência, beleza e ancestralidade da dança afro-baiana e suas identidades.

“Foram todos esses blocos que levantaram a bandeira da negritude, transformando a música em bandeira política, como a mostra deste ano. Será uma festa, mas também uma provocação para que sigamos atentos e fortes na luta pela quebra das correntes atuais, pela quebra das correntes da discriminação racial e do racismo religioso, na definição dos coreógrafos/organizadores”, declara a coordenadora do Curso Preparatório, Rose Bárbara.

Serviço:
Mostra Curso Preparatório de Dança (intermediário e avançado) – Memórias Festivas com Perfume de África
Quando: 7 de dezembro de 2019, às 19h
Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves
Gratuito
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.