12/12/2019 16:20

#FÉRIAS - Escola de Dança da Funceb oferece aulas de danças de origens africanas em conexão com a Bahia

Paulo Côrtes (Foto: Mário Sérgio)

As férias de verão é o momento ideal para investir em novos ritmos e se manter conectado com o há de mais atual. É o que prometem as aulas de Dancehall Experience e Danças Africanas ofertadas pelos Cursos de Férias 2020, organizado pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia. As aulas acontecerão durante o mês de janeiro, de 6 a 30, na R. da Oração, n 1, no Pelourinho.

A professora Karla Mendes, que já esteve na Jamaica, traz para a programação deste ano as aulas de Dancehall Experience, propondo um passeio pelo contexto histórico do ritmo aliando com aulas práticas que evidenciam sua evolução ao longo dos anos. “Sabe quando toca canções de axé e todo mundo sabe a coreografia? O dancehall é assim, acredito que haverá muita conexão!”, anima Karla.

O curso é dividido em 4 módulos, sendo Old School, Middle School, New School e, os aspectos femininos e o dancehall no mundo. “Nas primeiras etapas iremos trabalhar as primeiras eras do ritmo até chegarmos no debate sobre a presença feminina e atualização do dancehall no mundo”, conta.  O curso dispõe de 25 vagas, e as aulas acontecem ass terças e quintas (15h30 às 17h30), com investimento de R$ 150,00 ou R$ 25,00 (aula avulsa).

“Teremos muita prática, mas minha intenção é dar só o passo inicial e deixar os caminhos para pesquisas individuais do dancehall. Quem são as principais referências? Onde buscar? são estas inquietações que eu pretendo deixar com os interessados”, estimula.

dd
Karla Mendes

Do Oeste Africano a Bahia

Os ritmos dos povos Malinke, Bagas e Sussus do oeste africano também estão na programação dos Cursos de Férias. Ministrado por Paulo Côrtes, o curso Danças Africanas apresenta o contexto sociocultural desses povos e suas adaptações para os balés nacionais de dança africana.

O curso é divido em 4 ritmos: Soko (ritmo de circuncisão), Sinte (ritmo de iniciação feminina), Kassa (ritmo da colheita) e Kakilambe (ritmo de festividade aos oráculos). São oferecidas 40 vagas, com aulas as terças e quintas (13h às 15h), com investimento de R$ 150,00 (matrícula no curso) ou R$ 25,00 (aula avulsa).

“Os alunos terão aulas bastante enérgicas com a percussão do professor Kinho, que é um grande pesquisador dos ritmos africanos, além de encontrar um repertório de dança diverso e enriquecedor!”, revela Paulo.

Cursos de Férias 2020 - Dancehall Experience, com Karla Mendes (25 vagas)

Quando: terças e quintas-feiras, das 15h30 às 17h30 – SALA 3

Cursos de Férias 2020 - Danças Africanas, com Paulo Côrtes (40 vagas)
Quando: terças e quintas-feiras, das 13h às 15h - SALA 2