19/12/2019 09:00

#Balanço2019 – Participação de bandas filarmônicas e grupos culturais no Cortejo 2 de Julho foi destaque no campo musical

s

O ano de 2019 na Fundação Cultural do Estado da Bahia foi repleto de muita história, música e fé. O tradicional Cortejo 2 de Julho foi acompanhado por milhares de pessoas nas ruas do Centro Histórico de Salvador.

A Funceb marcou presença ao levar 10 Bandas Filarmônicas e 3 Grupos de Manifestação da Cultura Popular, oriundos das cidades da Rota Histórica da Independência do Brasil na Bahia, para compor a grade de programação do desfile.

O desfile teve início no Instituto Central de Educação Central de Educação Isaias Alves (Iceia), com a saída das 10 bandas e dos grupos de cultura popular. O grupo Caboclos de Itaparica saiu às 8h da Lapinha e se encontrou com os demais grupos no Terreiro de Jesus. Além deles, a Funceb trouxe para se apresentarem no desfile os grupos Mãos no Couro e Chegança dos Marujos Fragata Brasileira.

Dentre os grupos culturais, o destaque foi a entrada, de joelhos, dos 29 participantes do grupo Chegança dos Marujos Fragata Brasileira (Saubara) na Igreja de Nossa Senhora Rosário dos Pretos, no Centro Histórico de Salvador.

d

Além dos grupos, compuseram o desfile através da Funceb as filarmônicas: Sociedade Filantrópica e Recreativa Terpsícore Popular (Maragojipe), Filarmônica 2 de Janeiro de Jacobina (Jacobina), Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana (Cachoeira), Filarmônica 24 de Junho (Jeremoabo), Sociedade Filarmônica Lyra Popular (Belmonte), Filarmônica 5 de Março (Muritiba), Associação Filarmônica Amigos da Música (Wenceslau Guimarães), Filarmônica Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Macaúbas), Sociedade Filarmônica Ramo da Oliveira (Santo Amaro) Associação Filarmônica e C.J. 4 de Janeiro (Itiúba).

Juntos, fizeram parte do cortejo, através da convocatória da Funceb, 472 pessoas, que receberam apoio da coordenação de música da instituição desde a chegada em Salvador até o final do evento, oferecendo todo o aparato necessário para que as entidades abrilhantassem o desfile de comemoração aos 196 anos da Independência da Bahia.

Fotos: Milla Carol