Notícias

08/01/2020 10:20

#Férias - Dança Contemporânea e de Blocos Afros possibilitam encontros na Escola de Dança da Funceb

foto

Bailarino ou não, todo mundo gosta de dançar! É o que a galera tem provado no segundo dia dos Cursos de Férias 2020 da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia. É neste clima de verão em Salvador que técnica e corpos se encontram para aproveitar a melhor estação do ano.

Distante do cenário da dança há oito anos, Marivaldo Rogério retornou o curso de Dança Contemporânea Intermediária: “eu queria voltar a dançar e a Escola de Dança me deu essa oportunidade, estou muito feliz em poder voltar a praticar”, contou. Marivaldo também trouxe na bolsa a missão de disseminar o conhecimento. “Cultura é algo que tem chegado pouco à minha comunidade, então quero retomar para possibilitar que outros também se encontrem com a dança”, explicou. 

Já o bailarino Beto Cerqueira disse ter descoberto na estética da dança contemporânea maior aderência ao seu corpo. “A modalidade é algo que eu tenho sempre buscando me especializar. Uma coisa que me chamou muito atenção hoje é a relação com o chão, os modos de cair. Já conhecia o trabalho de Eron Pimenta, mas ele superou minhas expectativas”, relatou Beto. 

foto

Para Eron, a dança é uma oportunidade de encontros e reencontros e não foi diferente no primeiro dia de aula do curso. “São níveis diversos e isso é ótimo para mesclar e agregar conhecimento dentro da diversidade de possibilidade”, descreveu o professor. “Fica aí um convite para que neste verão as pessoas experimentem a modalidade”, convidou Eron.

Encontros com blocos afros

É neste clima de encontros com a dança que o turista Tiago Lauretino chegou à capital baiana. “Ontem eu já fiz uma aula, e hoje estou fazendo a aula de Dança de Blocos Afros com a professora Vânia Oliveira. Tenho o interesse de entrar em contato com o pensamento e a cultura afro brasileira e o modo de dançar”, disse o turista.

Aproveitando a estação de encontros, o interessado por dança Victor D’Olivir também apostou no curso ministrado por Vânia. Para Victor, esta é uma oportunidade de se encontrar com algo maior: sua ancestralidade. “Procuro entrar em conexão com a corporeidade e as matrizes pretas, através desses profissionais, e referenciar minha ancestralidade”, ressaltou. 

foto

Vânia Oliveira trouxe a proposta do conhecimento em comunidade, formada por músicos e personalidades de blocos afros. Na sua primeira aula convidou o projeto Perfil Azeviche, que levou as crianças do bloco Muzenza. “É uma oportunidade de quebrar as cordas e distâncias dos carros. Aqui aprendemos como se elabora no meio do processo”, explicou.

Ficou interessado? Então não perde tempo que ainda é possível se matricular para aulas avulsas e mensal diretamente com o professor da modalidade.



Serviço:
Cursos de Férias 2020 - Dança Contemporânea Intermediária, com Eron Pimenta
Quando: terças e quintas-feiras, 13h às 15h - SALA 5

Cursos de Férias 2020 - Dança de Blocos Afros, com Vânia Oliveira
Quando: terças e quintas-feiras, das 15h30 às 17h30 - SALA 1

Período do curso: 6 a 30 de janeiro de 2020
Inscrição: Diretamente com o professor, a partir do dia 6 de janeiro
Idade mínima: 15 anos
Investimento: R$ 150,00 (matrícula por curso) ou R$ 25,00 (aula avulsa)
Onde: Escola de Dança da Funceb (Rua da Oração n° 1,  Pelourinho)

Fotos: Marcelo Ricardo
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.