Notícias

14/01/2020 10:00

#BALANÇO2019 – Núcleo de Apoio a Promoção da Dimas beneficiou 80 projetos na capital e no interior do estado

d
Oficina de Formação na Cidade de Andorinha (Foto: Emerson Silva)


O Núcleo de Apoio a Promoção (NAP), da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado (Dimas/Funceb), tem como finalidade promover as diferentes áreas da produção audiovisual baiana, através da realização, fomento e difusão cinematográfica, com serviços de empréstimos de equipamentos, gravação e edição.

No ano de 2019, houve uma expansão dos serviços de empréstimos de equipamentos, gravação e edição. No período de fevereiro dezembro o NAP recebeu 104 solicitações de equipamentos e apoiou cerca de 80 projetos, tanto na capital quanto no interior do estado, em cidades como Cachoeira, Vitória da Conquista, Candeias.

Alguns dos projetos apoiados foram: Mostra Lugar de Mulher é No Cinema; Brasa; Alba pela Bahia; Cine Quebradas; Documentário Roque Araújo; além de festivais e apoio a curta-metragens, séries e webséries. 

Na seara de gravações, os destaques do ano foram a celebração dos 45 anos da DIMAS, quando foram produzidos 11 programas com 12 entrevistados; a cobertura das mostras finais e da celebração de 35 anos da Escola de Dança da Funceb; e um minidoc sobre a Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

d
Foto: Caio Vinícius e Nícolas Barreto

Edição e formação

Em 2019, foram realizadas a conversão de 30 vídeos do Kit difusão do Teatro da Bahia em apoio à coordenação de Teatro da Funceb; além da conversão de DVDs dos filmes de Edgar Navarro para arquivo digital.

Também houve empréstimo da ilha de edição para finalização do filme de Urânia Muzanzu (Primeiro Beijo) e apoio à coordenação de Fomento e Acompanhamento na verificação de filmes e séries finalizados, selecionados por editais do Fundo de Cultura/FUNCEB.

Já em formação, no mês de outubro, os estudantes do Curso Profissional em Linguagens Audiovisuais do ICEIA Escopo receberam um bate-papo sobre Produção Audiovisual, mecanismos de acesso às políticas e serviços da Diretoria Audiovisual da Funceb e integração da unidade escolar ao Projeto Circuito Luiz Orlando.

Participaram da ação 75 alunos do curso técnico nível médio em áudio e vídeo, fotografia e tecnologia da informação e informática do Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA).

Em novembro, foi a vez do Ponto de Cultura Cia. And'art, na cidade de Andorinha, interior da Bahia, receber Oficina de Audiovisual com exibição de filmes naquele município do sertão da Bahia, com participação dos moradores da sede e de zonas rurais. Cerca 15 jovens e adultos, na faixa etária entre 12 e 40 anos de idade, sendo a maioria estudantes, participaram da atividade.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.