Notícias

22/01/2020 10:01

#FÉRIAS - Professores de Danças Africanas e Dança do Ventre Tribal percebem desenvolvimento dos alunos de um verão para o outro

d

Não é segredo para ninguém que muitos alunos esperam só o verão começar para retornar aos Cursos de Férias da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia. É o que aconteceu com os alunos dos professores Paulo Côrtes, de Danças Africanas e Camila Saraiva, de Dança do Ventre Tribal.

O estudante de psicologia Ícaro Sanchez conheceu o trabalho de Paulo no último ano, e decidiu repetir a dose nessas férias. “As aulas de Paulo são sempre incríveis. Ele tem muita energia, os ritmos que ele traz põem a energia lá em cima. É uma aventura que só faz querer colocar o corpo para dançar”, disse o aluno.

Em seu segundo ano na programação, o professor Paulo Côrtes está grato pelos resultados. “Ver que as pessoas que fizeram as aulas no meu primeiro ano nos cursos de férias estão de volta, pessoas de dentro e fora do país, é muito gratificante”, ressaltou. “Vejo a diferença de movimento, o entendimento dos ritmos e das danças. Ver os corpos baianos e corpos internacionais se movendo juntos, é realmente muito gratificante”, completou o professor.

O baiano Rafael Santos estuda medicina em Buenos Aires e voltou a Salvador durante as férias para estudar dança. “Eu sempre faço aula neste período, então sempre me organizo para voltar. O curso de Danças Africanas tem sido um compromisso que eu tenho de aprimorar minha identidade negra a partir da dança e que eu possa levar para onde for”, contou Rafael.

s

Do oeste africano para o oriente médio

As aulas de Dança do Ventre Tribal com a professora Camila Saraiva têm recebido um número expressivo de alunas dos últimos anos. “Este é meu terceiro no nos cursos de férias e percebo uma adesão maior das mulheres que buscam elementos para compor suas feminilidades a partir das danças do ventre”, afirmou Camila.

A viúva Lia Magal tem feito uma trajetória nômade acompanhado o trabalho da professora. “Eu já dançava há algum tempo, mas me afastei quando meu marido adoeceu. Após ele ter falecido, retornei para suprir a síndrome do ninho vazio. Para não ficar desolada, eu resolvi fazer dança. Já acompanho o trabalho com Camila e tenho sido uma nômade por onde ela vai”, brincou.

A nutricionista e terapeuta holística Luzia Aquino também está repetindo a modalidade neste ano.  “Eu fiz no ano anterior e retorno porque eu gosto de trabalhar o corpo e ficar atenta a postura corporal”, explicou a terapeuta.

Ainda não acabou e é possível se matricular para aulas avulsas diretamente com o professor da modalidade. Acesse aqui a tabela de cursos com dias e horários das aulas!

Serviço:
Cursos de Férias 2020 - Danças Africanas, com Paulo Côrtes
Quando: terças e quintas-feiras, 13h às 15h - SALA 2

Cursos de Férias 2020 - Dança do Ventre Tribal, com Camila Saraiva
Quando: terças e quintas-feiras, das 15h30 às 17h30 - SALA 5

Período do curso:
6 a 30 de janeiro de 2020
Onde: Escola de Dança da Funceb (Rua da Oração n° 1,  Pelourinho)
Inscrição: Diretamente com o professor, a partir do dia 6 de janeiro
Idade mínima: 15 anos
Investimento: R$ 150,00 (matrícula por curso) ou R$ 25,00 (aula avulsa)

Fotos: Marcelo Ricardo
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.