Notícias

30/01/2020 11:47

Funceb disponibiliza Sala King para oficinas e aulas voltadas para pessoas na terceira idade

e

Com o propósito de trabalhar o corpo e a mente, integrantes do Grupo Cultural da 3ª idade do Núcleo de Arte e Cultura Rumpilé do Engenho Velho de Brotas (NACRE), formado por 30 senhoras, se reúnem na Sala King da Fundação Cultural do Estado da Bahia para Oficina, com aulas teóricas e práticas, gratuitas. A programação acontece às quintas-feiras, das 9h às 10h, voltada para 3ª idade, sob a coordenação da professora Sílvia Rita.

Durante as aulas, que acontecem desde o ano de 2018, consideradas “verdadeiros encontros saudáveis semanais”, de acordo com os participantes, é comum as práticas voltadas para exercícios de alongamento, flexões e consciência corporal.

“Essa é a base de todo trabalho que fazemos aqui. Trata-se de um trabalho minucioso por se tratar de um corpo mais envelhecido e precisando de mais movimento”, revela a professora Sílvia, licenciada e pós graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

d

Marcelino Teixeira, 85, assíduo em todas aulas, considera uma experiência fundamental. “O corpo quando chega a uma idade não pode parar. Estamos aqui agora, mas participamos ainda de atividades como apresentações de dança, e também fazemos caminhada na praia, tem que movimentar”. 

Já Jaciara Teixeira, 71, revela que “se a gente trabalha o corpo, tudo melhora; é corpo e mente atuando juntos. Tem que oxigenar pra que fique tudo melhor; só em a gente estar aqui reunidos, melhora tudo... se esquece de todos os problemas, é muito bom. Até uma simples reunião alivia o pânico, a atenção”.

A professora Sílvia costuma utilizar nas suas aulas a Cinesiologia, ciência do movimento, que atua sobre o corpo humano para um melhor desempenho melhorando e prevenindo lesões adicionais. “Não podemos esquecer que no nosso corpo o que adoece são as articulações”.

Sala King

A Sala King foi inaugurada em novembro de 2017 em homenagem ao precursor da dança afro-brasileira Raimundo Bispo dos Santos, o Mestre King, com exibição de documentário sobre Mestre King. De lá pata cá, consta da programação do espaço shows musicais, espetáculos de dança, teatro além de rodas de conversas sobre artes visuais.

Serviço:
Oficina para pessoas da 3ª Idade, ministrada pela professora Sílvia Rita
Quando: às quintas-feiras, das 9h às 10h30 
Onde: Sala King na Sede da Funceb (Rua Guedes de Brito, 14, Pelourinho)
Inscrições: Carlos Roberto 71 988067778
Gratuito

Fotos: Clara Elis
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.