Notícias

03/02/2020 09:40

#SetorialAudiovisual - Mostra MAR- Mulheres, Ativismo e Realização abre inscrições para filmes e intercâmbio

card

Com objetivo de projetar filmes representados por mulheres, além de difundir outras linguagens culturais e promover narrativas contemporâneas como workshops, vivências feministas, performances e intercâmbio artístico. A Mostra MAR – Mulheres, Ativismo e Realização estão com inscrições abertas. 

A iniciativa é uma idealização da Mulher de Bigode Filmes e é viabilizada por meio do Edital Setorial de Audiovisual, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Para participar do evento na categoria de curtas metragens, o interessado deve se inscrever até o dia 29 de fevereiro. O edital e a ficha devem ser acessados no site do evento . As inscrições são gratuitas e a divulgação dos filmes selecionados será realizada até o dia 31 de março de 2020.

A mostra MAR ocorre bienalmente em Cachoeira e na edição de 2020 terá ações de promoção e itinerância em Escolas Públicas e Comunidades Tradicionais de Cachoeira e São Félix a partir de abril se estendendo até a semana da mostra.

Intercâmbio

Já para participar do intercâmbio artístico cultural, a Mostra MAR - Mulheres, Ativismo e Realização abre chamada para propostas de atividades artísticas realizadas por artistas baianas a integrarem a programação. Serão selecionadas quatro propostas de atividades realizadas exclusivamente por artistas, grupos, coletivos e realizadoras mulheres (Cis, Trans, Travesti).

card

O período de inscrição é até 13 de fevereiro de 2020. A inscrição é gratuita e o edital e a ficha estão disponíveis no site.

O projeto

A MAR será realizada de 29 de abril a 2 de maio de 2020 na cidade de Cachoeira, Bahia. O projeto atua desde a sua primeira edição com ações de itinerância em comunidades tradicionais, quilombolas e marisqueiras. A iniciativa promove a itinerância, as ações intercambistas e de mobilidade, onde se efetiva a democratização do cinema e das artes realizadas por mulheres. “Mulheres Itinerantes” que leva filmes para as comunidades afastadas do centro.

A oficina Projetar é direcionada às educadoras com interesse no campo do cinema e educação; e a atividade de mobilidade, que traz educadoras com custos pagos de diversas regiões da Bahia para participar desta oficina.

A novidade desta segunda edição é o estreitamento da relação com as demais comunidades das Escolas Públicas, em especial da zona rural, trazendo-as ao centro da cidade para acompanhar a mostra no cinema.

Com esta ação tanto os alunos (mostra especial para escolas – público infanto-juvenil), como professores (através da oficina Projetar já citada, e a oficina de vídeos-crônicas) e os tutores desses alunos (quando levamos os filmes até as comunidades deles nas Mulheres Itinerantes), serão beneficiados com a MAR.

Serviço:
Mostra MAR - Mulheres, Ativismo e Realização está com inscrições abertas para intercâmbio artístico cultural
Quando: até 13 de fevereiro de 2020

Mostra MAR - Mulheres, Ativismo e Realização está com inscrições abertas para seleção de curtas até o dia 29 de fevereiro
Quando: até 29 de fevereiro

Realização da Mostra MAR
Quando: 29 de abril a 2 de maio de 2020, em Cachoeira/BA
Inscrições: pelo site https://www.marderealizadoras.com.br/
Mais informações: Entrar em contato pelo Instagram e Fanpage @marderealizadoras
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.