Notícias

05/02/2020 08:40

Sala do Coro dá a largada de programação do 1º semestre de 2020

ft
Os Pássaros de Copacabana (Foto: Ricardo Prado)

A ‘Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA – 1º Semestre de 2020’ selecionou 31 projetos que vão preencher a programação do espaço até julho deste ano. Neste fevereiro, teatro, dança e música são as expressões artísticas que comandam as sessões, que sempre começam às 20h.

No dia 05, quarta-feira, o monólogo musical “Os Pássaros de Copacabana” faz sua última apresentação de uma curta temporada no espaço. As canções de Ary Barroso são as condutoras da peça, escrita e dirigida por Gil Vicente Tavares. A narrativa conta a história de uma travesti, às vésperas do Golpe de 1964, criando um espetáculo em homenagem ao compositor, por encomenda do amante militar.

ft
CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs (Foto: Fábio Bouzas)

Já o espetáculo “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs”, do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), faz sessões nos dias 08 e 09 de fevereiro, sábado e domingo. Estreado em dezembro de 2018 e com três temporadas de sucesso de público já realizadas, a obra volta à cena, movida pela pergunta: “se você tivesse poucos segundos para proteger algo de um incêndio, o que você traria consigo?”. Dirigida pelos coreógrafos Jorge Alencar e Neto Machado, a montagem tem como disparador o incêndio do Museu Nacional, ocorrido em setembro de 2018, no Rio de Janeiro, e aborda questões de memória, construção e reconstrução, questionando atitudes diante de ruínas.

ft
Amado Freitas Trio (Foto: Helder Tavares)

O pianista e compositor Amaro Freitas estreia, no dia 11 de fevereiro, terça-feira, uma turnê nacional do seu mais recente disco, “Rasif”. A cultura de Pernambuco transborda naturalmente no estilo do artista, que é uma das grandes revelações do jazz brasileiro. Para realizar o cruzamento de elementos da cultura popular afro-brasileira com o jazz, formando uma única espiral sonora, Amaro Freitas é acompanhado de Jean Elton (baixo acústico) e Hugo Medeiros (bateria).

Depois do disco virtual, nas plataformas digitais desde novembro, o cantor Paquito lança o CD físico “Xará”, no dia 12, quarta-feira. O artista se divide entre o piano e o violão para executar músicas de um apaixonado pela tradição da canção. Paquito gravou 20 músicas, onze dele e nove parcerias, cada uma com um artista distinto, como Gerônimo, Capinan, Álvaro Lemos e Chico César.

Por fim, no dia 14, sexta-feira, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza concerto de câmara da Série Carybé, com uma formação de quinteto de cordas integrado pelos músicos Dâmaris dos Santos e Lírida Lima (violinos), Laís Guimarães (viola), Ítalo Nogueira (violoncelo) e Rodolfo Lima (contrabaixo). Com repertório brasileiro, os artistas interpretam nomes da música de concerto como Villa-Lobos e Clóvis Pereira, trazendo também músicas de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, além de uma composição do contrabaixista Rodolfo Lima, que integra o grupo.

Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do TCA, nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista e nos canais da Ingresso Rápido – aplicativo e site, através da página de vendas.

RETOMADA E CONVOCATÓRIAS – Inaugurada em julho de 2018, a Nova Sala do Coro do TCA passou por completa reforma, dentro do projeto Novo TCA. Ela adquiriu uma nova configuração espacial para o palco e a plateia, tendo a flexibilidade de formatos como fundamento: múltiplos arranjos são possíveis com a sua arquibancada retrátil. Intervenções técnicas e de estrutura também incluíram a reformulação do foyer, modernização dos equipamentos de sonorização, qualificação de acústica e cenotecnia, renovação do sistema de ar-condicionado, reforma dos sanitários e camarins.

Uma programação de retomada foi realizada de setembro de 2018 a fevereiro de 2019, reintegrando artistas e públicos na rotina do espaço, como resultado da ‘Convocatória Especial Nova Sala do Coro – Ocupação da Pauta Artística da Nova Sala do Coro do TCA’. Foram mais de 110 sessões de 29 projetos artísticos selecionados, juntamente com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) e as Escolas de Dança e de Música da Funceb.

Mantendo o procedimento de sistematização de normas, critérios e prazos para definir a programação do espaço, foram lançadas duas edições da ‘Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA”, relativas ao 1º e 2º semestres de 2019. Com isto, um total de 43 propostas foi selecionado para se apresentar neste palco de março a dezembro do ano passado.

Agora, a partir da ‘Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA – 1º Semestre de 2020’, 31 propostas dentre 51 inscritas terão pautas até o início de julho deste ano.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.