12/03/2020 10:30

Sala Walter da Silveira recebe Mostra Ecofalante de Cinema com filmes e debates sobre questões socioambientais contemporâneas

ft
GIG - A Uberização do Trabalho

Com filmes que abordam questões polêmicas como a saúde na Venezuela, o desastre de Chernobyl, a organização dos trabalhadores rurais nos EUA e o lixo eletrônico em Gana, está em Salvador, de 12 a 18 deste mês a Mostra Ecofalante de Cinema, festival considerado o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado à temática socioambiental.

O evento acontecerá na Sala Walter da Silveira com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia através de sua Diretoria de Audiovisual (Dimas/Funceb). Serão 12 filmes com sessões gratuitas, seguido de 2 debates, com temáticas socioambientais contemporâneas. Confira a programação completa aqui!

Programação

A programação tem início na quinta-feira, dia 12, às 15h, com o filme Ebola: Sobreviventes (Survivors), dirigido por Arthur Pratt. No mesmo dia às 17h, será a vez de O Custo do Transporte Global, documentário franco-espanhol de Denis Delestrac.

O filme traz uma audaciosa investigação sobre o transporte marítimo de mercadorias e aborda os custos ambientais e sociais por trás dessa indústria, como as consequências na vida marinha, as condições de trabalho nas embarcações e a poluição dos oceanos.

Depois da sessão acontece uma discussão sobre o vazamento de óleo nas praias do Nordeste conduzido por Eduardo Mendes da Silva, professor do Instituto de Biologia da UFBA.

Outro destaque dessa Mostra é o filme, GIG - A Uberização do Trabalho, de Carlos Juliano Barros, Caue Angeli e Maurício Monteiro Filho, na sexta-feira, dia 13, às 17h.

ft
O Custo do Transporte Global

O documentário aborda o crescimento deste fenômeno conhecido como "gig economy" ou "uberização", que vem despertando debates sobre a precarização e a intensificação do trabalho com o diálogo mediado por aplicativos e plataformas digitais.

Logo após o filme, às 18h, o tema Trabalho: O fenômeno da uberizição ocupa a mesa de debate com falas de Bruno Durães e Graça Druck, integrantes do Centro de Estudos e Pesquisas e Humanidades (CRH/UFBa).

Dentre outros destaques da Mostra, estão os filmes que serão exibidos no sábado, dia 14, Idade da Água (The Age of Water) do cineasta baiano Orlando Sena, às 15h. Logo em seguida tem o Suplício: Vozes de Chernobyl, de Pol Cruchten, às 17h.

Mostra Itinerante Ecofalante de Cinema + debates
Quando: 12 a 18 de março de 2020, sessões: às 15h e 17h; debates: às 18h
Onde: Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, 27, Barris)
Programação: http://ecofalante.org.br/evento/salvador/programacao