Notícias

30/04/2020 09:00

#CatálogoDançaBahia – Espetáculo de dança-teatro “Bonito” foi criado a partir de memórias da infância

Bonito (Foto: Pequena Sala de Ideias)
Bonito (Foto: Pequena Sala de Ideias)

O que é Bonito pra você? Contemplado pelo Catálogo Dança Bahia - Difusão da Dança Baiana 2019 da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa), o espetáculo de dança-teatro Bonito adota a premissa de que nossos monstros, medos e inseguranças são as nossas potências. A ideia é possibilitar olhares menos dicotômicos acerca da infância e os vestígios que ela deixa nos adultos.

Com direção e dramaturgia de Paula Lice, o espetáculo também foi contemplado pelo Edital Setorial de Dança do Fundo de Cultura com apoio da Funceb. Bonito ainda foi indicado ao Prêmio Braskem de Teatro na categoria de espetáculo infanto-juvenil em 2017. O espetáculo ainda foi contemplado pelo Kit Difusão de Teatro 2018 da Funceb.

Bonito (Foto: Pequena Sala de Ideias)
Bonito (Foto: Pequena Sala de Ideias)

Em cena, seis criadores reelaboram a imagem grotesca e assustadora dos monstros de infância e dão voz e movimento a novos monstros, que são em si, a força íntima de cada um. “O que em mim assusta e incomoda, mas é ao mesmo tempo minha potência?” é a premissa principal da produção.

O espetáculo foi realizado pela produtora Pequena Sala de Ideias, um território de criação, produção e colaboração artística que alinha projetos culturais nas áreas de teatro, dança, literatura e audiovisual. Através da empresa, Paula Lice trabalha como diretora, dramaturga, roteirista, produtora e atriz, sempre em parceria com outros artistas, produtoras, grupos e coletivos.

“Sem o edital não aconteceria nada. É fundamental para o espatáculo atingir seus objetivos, afinal é o que viabiliza estarmos dando continuidade a um trabalho que envolve tanta gente”, conta Paula Lice.

Os espetáculos contemplados pelo Kit Difusão de Teatro da Bahia recebem um catálogo trilingue (português, inglês e espanhol) contendo informações, ficha técnica, fotos do espetáculo e histórico do grupo. O catálogo será entregue num pen-drive aos selecionados e ficará disponível online no site da Funceb.

Bonito (Foto: Pequena Sala de Ideias)
Bonito (Foto: Pequena Sala de Ideias)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.