24/04/2020 17:30

Funceb apresenta série de vídeos musicais com Uibitu Smetak

smetack

A Fundação Cultural do Estado da Bahia vai exibir em seu canal no Youtube uma série de 10 vídeos com o músico da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), Uibitu Smetak. A Série Notas Musicais terá foco na difusão de conteúdos sobre a expertise do músico a partir dos instrumentos que possui domínio: a flauta doce e o violino. Os vídeos serão disponibilizados no Youtube da Funceb a partir de domingo (26). Serão lançados dois vídeos por dia até o dia 30 de abril.

"Os vídeos terão duração média de 10 minutos, onde apresento um panorama geral da música, abordando minha história com ela, mas sem deixar de abordar as técnicas também. Então não será algo totalmente teórico, haverá muita prática e ação. Vou mostrar como acontece de fato a música, como ela acontece", diz o músico, que pretende alcançar especialmente o público iniciante, que está querendo começar a estudar música, mas que também pretende chegar aos músicos mais experientes.

O músico ainda afirma que "o objetivo dessa série de vídeos é de apresentar a flauta doce nas suas amplas possibilidades na música clássica, folclórica e popular. Compreender a sua história, a organologia e a técnica deste instrumento, visando fornecer informações sobre as inúmeras possibilidades que a flauta doce oferece enquanto instrumento de educação musical e instrumento de prática artística. Além de abordar questões relacionadas à respiração, tipos de flauta, articulação, fraseado, os períodos da história da música nos quais a flauta doce se estabeleceu como instrumento de performance, sonoridade, técnicas de execução, digitação e emissão do som".

O conteúdo também pretende iniciar o público na apreciação musical de períodos da música e formas musicais com a análise de obras como "As Quatro Estações" de Vivaldi, com demonstrações no violino. No decorrer da série, outras facetas do universo da música de concerto serão abordadas. Além disso, haverá indicações de material para o aprofundamento do conteúdo, bem como outros materiais disponibilizados em sites do gênero, garantindo a abrangência e profundidade dos temas estudados.

Ciclo de aprendizados

O primeiro vídeo versará sobre a trajetória pessoal de Uibitu Smetak, como entrou no mundo da música e o que tem feito e realizado desde então, incluindo a sua atuação em trilhas sonoras para animação de teatro de bonecos. No segundo e terceiro vídeos a Flauta Doce estará em destaque: no segundo falará sobre a história e o repertório desse instrumento, vozes (sopranino, soprano, contralto, tenor e baixo), além das flautas barroca e germânica; e o terceiro episódio será sobre Flauta Doce e Articulação (a sílaba "tut", entre outras, como respirar e sobre o diafragma).

No quarto vídeo Smetak falará sobre o seu outro instrumento, com tema O Violino: Desvendando seus mistérios. Já o quinto vídeo da série terá a temática "O Barroco, Vivaldi: Introdução às Quatro Estações. Do sexto ao novo vídeo a série abordará os sonetos, movimentos e técnicas utilizadas nas Quatro Estações de Vivaldi: A Primavera, O Verão, O Outono e O Inverno. Por fim, o último vídeo da série musical será: "Tocando Flauta Doce: uma Bourrée de Bach mostra como há um diálogo entre as frases de uma peça musical".

Sobre o músico

Filho do músico e pesquisador Walter Smetak, Uibitu Smetak é graduado em Música (Bacharelado em Instrumento de Orquestra - Violino) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e mestre em Artes Cênicas no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA. Uibitu também é violinista da Orquestra Sinfônica da Bahia desde 1989.

No domínio das artes do espetáculo tem trabalhado com o Grupo A Roda de Teatro de Bonecos, desde 2000, como músico e compositor de trilha sonora. Para o Grupo A Roda escreveu a dramaturgia sonora dos espetáculos “Amor e Loucura” (2006) e “O Pássaro do Sol” (2010), dirigido por Olga Gómez com texto de Myriam Fraga, premiado pelo Braskem 2011 na categoria de melhor espetáculo infanto-juvenil.

Música em Ação com Uibitu Smetak
Quando: 26 a 30 de abril de 2020