Notícias

28/04/2020 12:20

#PerfilDasArtes - Consciência pelo movimento é inspirada por Iane Garcia na Escola de Dança da Funceb

c

Consciência pelo movimento, esta é a máxima da metodologia criada por Angel Vianna ao longo do seu percurso como bailarina, coreógrafa e pedagoga do corpo. O trabalho se fundamenta na pesquisa permanente das possibilidades de movimentação consciente e criativa do corpo, e é aplicado pela professora nos Cursos Livres da Escola de Dança da Funceb, Iane Garcia. Ela é carioca, tem 38 anos, épós-graduada na Metodologia Angel Vianna e mestranda em Dança pela Universidade Federal da Bahia.

“Minha trajetória em dança, corpo e movimento não foi nada tradicional. Iniciei meus conhecimentos corporais na adolescência através da ginástica rítmica desportiva, circo, capoeira e danças brasileiras”,conta Iane, que já acumula mais de 15 anos de experiência em dança.

Atualmente, além de professora de dança, ela também é instrutora de Pilates e Flymoon (equipamento que propicia estabilidade através da instabilidade); e acumula experiências em danças de salão,teatro físico e performance. Com desejo de aprofundamento profissional, Iane iniciou os estudos acadêmicos em Dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro.“Dentro da universidade tive contato com abordagens na área da educação somática voltada para a dança”, diz.

s
Foto: José Lins

A professora conta que o contato com o trabalho de Angel partiu de uma necessidade de descobrir e criar o seu próprio movimento, a sua forma pessoal de se mover, sua autonomia de movimento; pautado na experimentação de si e no prazer. "Para ocuparmos de fato nosso corpo, precisamos ter prazer no movimento", explica. "Coincidentemente, Angel e Klaus Vianna viveram em Salvador na década de 60, e foram professores de balé da Escola de Dança da UFBA, onde hoje eu sou estudante na pós graduação" conta Iane, entusiasmada ao lembrar de sua trajetória.

Atualmente ela mora em Salvador e neste ano começou a lecionar a modalidade Consciência pelo Movimento – MetodologiaAngel Vianna na Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado. “A dança significa a máxima expressão sensível e prazerosa do ser", inspira a professora. “Para mim é uma alegria imensa participar da equipe da Funceb, pois é um lugar onde temos aprendizados e a responsabilidade de proporcionar aos alunos experiências e descobertas corporais”, finalizaa dançarina Iane Garcia.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.