Notícias

06/05/2020 09:30

#CatálogoDançaBahia – Espetáculo MININO aborda temas da criança e do adolescente

Minino (Foto: André Frutuôso)
Minino (Foto: André Frutuôso)

MININO, vício de linguagem que em palco ganha movimentos, passos e apresenta o universo da criança e do adolescente, é um dos 20 espetáculos aprovados para compor o Catálogo Dança Bahia – Difusão da Dança Baiana 2019, uma ação da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA).

O espetáculo estreou em 2010, no teatro Solar Boa Vista, e desde lá já se apresentou em vários teatros de Salvador e por mais de 10 cidades no estado da Bahia. O espetáculo trata, de forma lúdica, temas como: nascimento, a escola, a amizade, as brincadeiras e as novas tecnologias.

As apresentações utilizam dança e poesia, como conta Claudiana Honório, proponente do espetáculo no Catálogo de Dança: “o trabalho propõe ainda uma relação entre o mundo de fantasia das histórias tradicionais e dos personagens fantásticos admirados nesta fase da vida de todos nós”.

Sobre a importância da aprovação do espetáculo no Catálogo de Dança, Claudiana afirma: “Acreditamos que o Catálogo é importante para a difusão da dança, assim como outros projetos, ele baliza de forma coesa a produção estadual, quando se tem uma curadoria que olha para a diversidade/pluralidade da produção da dança no Estado”.

A proponente almeja atingir novos públicos e levar a peça para além do estado: “escrever o espetáculo no Catálogo de Dança da Funceb é ter a expectativa de colhermos boas articulações da Coordenação de Dança para que o espetáculo possa alcançar difusões e circulações ainda não atingidas, pensando nas regiões Norte Nordeste”, concluiu.

Os selecionados para compor o Catálogo de Dança da Funceb irão receber uma versão digital trilíngue (português, inglês e espanhol) contendo informações sobre o espetáculo, ficha técnica e fotos. A versão digital será disponibilizada no site da Funceb e entregue num pendrive contendo ainda os vídeos dos espetáculos selecionados. A proposta visa proporcionar maior visibilidade e ampla divulgação da dança produzida na Bahia.


Minino (Foto: André Frutuôso)
Minino (Foto: André Frutuôso)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.