08/05/2020 10:30

#DicaFunceb - Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido organiza grupo virtual gratuito

Foto: João Vitor Soares

O GESTO – GRUPO DE ESTUDOS EM TEATRO DO OPRIMIDO, reunido com vários parceiros, organizou um grupo virtual de estudos em Teatro do Oprimido gratuito, durante os meses de abril, maio e junho, para pesquisadores, professores, estudantes e artivistas, de qualquer área de conhecimento que queiram conhecer um pouco mais sobre a teoria do método teatral mais praticado no mundo, criado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal.

O projeto propõe a leitura e discussão crítica dos livros: "Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas”, “Arco-Íris do Desejo: Método Boal de Teatro e Terapia” e “Estética do Oprimido” que trazem, os três a teoria da " poética do oprimido" em seus conteúdos.

Os encontros tele presenciais acontecem as segundas e quintas-feiras, das 17h às 19h e, os materiais digitalizados com conteúdos e referências sobre o tema estão disponíveis nas salas virtuais de aula, que ficam abertas e são acompanhadas diariamente por professores e tutores de forma que as pessoas inscritas possam tirar dúvidas ou fazer as atividades sugeridas.

O curso também pode ser acompanhado pelo canal no Youtube Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido e pelo aplicativo GOOGLE MEET.

O GESTO - Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido - é formado por curingas-pesquisadores que trabalharam diretamente com Augusto Boal - criador do método - no Centro de Teatro do Oprimido (CTO). Esse grupo organiza, anualmente, as JITOU - Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade - que reúne professores, pesquisadores, artivistas, educadores populares, movimentos sociais entre outros que utilizam, nas suas práticas político-pedagógicas, o Teatro do Oprimido como uma arma para a libertação do Oprimido e da Oprimida e tem por objetivo trazer o ensino e o estudo do método para a universidade.

Esta ação foi criada por pesquisadorxs da UFBA e profissionais de outras IES e organizações civis de diversos pontos do país e do exterior que fizeram o curso prático de Extensão “FORMAÇÂO BÁSICA EM TEATRO DO OPRIMIDO no Teatro Castro Alves, Salvador-BA, durante todo o mês de janeiro de 2020 em regime de imersão com os professorxs Dr. Licko Turle, Barbara Santos e Cachalote Matos. Todos sentiram a necessidade de continuidade aos estudos teóricos.

Grupo virtual de estudos em Teatro do Oprimido
Quando: abril a junho, as segundas e quintas-feiras, das 17h às 19h
Onde: canal no Youtube Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido e pelo aplicativo Google Meet
+ Informações: gesto.teatrodooprimido@gmail.com