Notícias

08/05/2020 10:30

#DicaFunceb - Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido organiza grupo virtual gratuito

d
Foto: João Vitor Soares

O GESTO – GRUPO DE ESTUDOS EM TEATRO DO OPRIMIDO, reunido com vários parceiros, organizou um grupo virtual de estudos em Teatro do Oprimido gratuito, durante os meses de abril, maio e junho, para pesquisadores, professores, estudantes e artivistas, de qualquer área de conhecimento que queiram conhecer um pouco mais sobre a teoria do método teatral mais praticado no mundo, criado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal.

O projeto propõe a leitura e discussão crítica dos livros: "Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas”, “Arco-Íris do Desejo: Método Boal de Teatro e Terapia” e “Estética do Oprimido” que trazem, os três a teoria da " poética do oprimido" em seus conteúdos.

Os encontros tele presenciais acontecem as segundas e quintas-feiras, das 17h às 19h e, os materiais digitalizados com conteúdos e referências sobre o tema estão disponíveis nas salas virtuais de aula, que ficam abertas e são acompanhadas diariamente por professores e tutores de forma que as pessoas inscritas possam tirar dúvidas ou fazer as atividades sugeridas.

O curso também pode ser acompanhado pelo canal no Youtube Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido e pelo aplicativo GOOGLE MEET.

O GESTO - Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido - é formado por curingas-pesquisadores que trabalharam diretamente com Augusto Boal - criador do método - no Centro de Teatro do Oprimido (CTO). Esse grupo organiza, anualmente, as JITOU - Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade - que reúne professores, pesquisadores, artivistas, educadores populares, movimentos sociais entre outros que utilizam, nas suas práticas político-pedagógicas, o Teatro do Oprimido como uma arma para a libertação do Oprimido e da Oprimida e tem por objetivo trazer o ensino e o estudo do método para a universidade.

Esta ação foi criada por pesquisadorxs da UFBA e profissionais de outras IES e organizações civis de diversos pontos do país e do exterior que fizeram o curso prático de Extensão “FORMAÇÂO BÁSICA EM TEATRO DO OPRIMIDO no Teatro Castro Alves, Salvador-BA, durante todo o mês de janeiro de 2020 em regime de imersão com os professorxs Dr. Licko Turle, Barbara Santos e Cachalote Matos. Todos sentiram a necessidade de continuidade aos estudos teóricos.


Serviço:
Grupo virtual de estudos em Teatro do Oprimido
Quando: abril a junho, as segundas e quintas-feiras, das 17h às 19h
Onde: canal no Youtube Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido e pelo aplicativo Google Meet
+ Informações: gesto.teatrodooprimido@gmail.com


FICHA TÉCNICA
Articuladores pedagógicos: Prof. Dr. Licko Turle Prof. e Dra. Antônia Pereira
Coordenação EAD: Drª Luzirene Rego
Equipe de organização: Drª Antônia Pereira, Dr. Licko Turle, Prof. Daniella Dutra, Me. Fernando Leão, Prof. Júlio Furtado, Drª Luzirene Rego, Prof. Luana Csermak, Ma. Michele Couto, Prof. Rafael Karnakis, Ma. Simone Requião, Ma. Taína Soares, Drª Kelly Siesh, Prof. Rubens Celestino, Prof. Vanessa Mesa, Ma. Vanéssia Gomes, Dr. Sérgio Aragaki, Cacio Romualdo e Drª Kelly Di Bertolli, Drª Maria Beatriz

APOIO:
GESTO – Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido
ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisadores e Pós-Graduação em Artes Cênicas
UFBA – Universidade Federal da Bahia
UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia
UFAL - Universidade Federal de Alagoas
PPGAC/UFBA – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
ETUFBA - Escola de Teatro da UFBA
FUNCEB – Fundação Cultural do Estado da Bahia
Instituto ARTIVISTA
Grupo Teatro de Caretas
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.