13/05/2020 09:33

Osba Talks: Sinfônica da Bahia dialoga sobre cenário atual da música orquestral com lives na web

carlos prazeres
Foto Fernando Gomes F

O #OSBAFLIX - Especial Quarentena, projeto da Orquestra Sinfônica da Bahia para lidar com o isolamento social entra no terceiro mês em maio e traz novidades na programação. O objetivo da Orquestra é, além de manter as apresentações musicais na Internet, aproveitar as possibilidades de conteúdos na web para expandir o diálogo acerca da música de concerto. Através do OSBA Talks, que consiste em lives no Instagram (@orquestrasinfonicadabahia) de bate-papos temáticos com um representante da OSBA convidando nomes do universo sinfônico nacional, o público poderá conhecer o dia a dia de uma orquestra, seus projetos, principais desafios e até como se encontra a cena contemporânea dos compositores de música sinfônica.

A primeira Live do OSBA Talks acontece no dia 14 de maio quando Carlos Prazeres conversa com Guilherme Mannis, regente da Orquestra Sinfônica de Sergipe sobre  “O cenário das orquestras no nordeste e os desafios em tempos de Coronavírus”. Já no dia 19, Carlos Prazeres recebe quatro convidados para falar sobre o lançamento do clipe da “I Mostra de Música Erudita de Itaparica, que aconteceu em março deste ano, com a participação de músicos da OSBA.  No dia 28, o  professor, pesquisador e flautista da OSBA Lucas Robatto e o compositor baiano Paulo Costa Lima dialogam sobre “O compositor nos dias de hoje”.

ORQUESTRAS EM TEMPOS DE PANDEMIA - Diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe desde 2006, Guilherme Mannis participou da estruturação artística da orquestra de modo a inseri-la no panorama brasileiro da música sinfônica através da capacitação de músicos locais, intercâmbio frequente com solistas e regentes consagrados no cenário artístico. No dia 14 de maio, Às 19h no Instagram da OSBA conversa com Carlos Prazeres sobre o panorama das orquestras no nordeste e os desafios que estes corpos artísticos enfrentam no contexto atual e de pós pandemia.

LANÇAMENTO DE VIDEOCLIPE -  No OSBA Talks do dia 19 de maio, o maestro Carlos Prazeres recebe uma série de convidados envolvidos na  “I Mostra de Música Erudita de Itaparica”, que aconteceu em março de 2020 com a realização de concertos abertos, oficinas e a produção do videoclipe de música de concerto com os seguintes músicos da OSBA: Carlos Prazeres (Oboé), Priscila Rato (Violino), Lucas Robatto (Flauta), Francisco Roa (Violino), Serghei Iurcik (Violino) e Thomaz Rodrigues (Violoncelo). A temática do bate-papo é sobre os frutos da mostra e os bastidores de realização deste clipe.

MÚSICA SINFÔNICA NOS DIAS DE HOJE - Já no dia 28, também às 19h, no Instagram da OSBA, o professor, pesquisador e flautista da OSBA Lucas Robatto conversa com Paulo Costa Lima, compositor premiado com mais de 50 obras e 50 apresentações no exterior; professor titular da Escola de Música da UFBA que leciona as disciplinas de Composição e Teoria da Música e possui mais de 24 trabalhos de natureza acadêmica abordando temas como composição e identidade cultural. “O compositor nos dias de hoje” é o tema do bate-papo que tratará do cenário de composição  sinfônica contemporânea que é tão frutífero porém pouco difundido. -

Para Lucas Robatto, trazer à tona discussões sobre a música contemporânea é importante porque embora traga um estranhamento, já que é uma música que busca de fato ser diferente e negar o tradicional, ela permite um potencial expressivo mais ampliado. “A música contemporânea pode permitir que essas emoções sejam justamente  mais contemporâneas,  já que os tipos de amores e ódios que temos hoje são diferentes dos século XVII, e as formas como podemos expressá-los”, completa o flautista.

Todos estes conteúdos do período de quarentena estão sendo desenvolvidos remotamente, sem necessidade de encontros e deslocamentos, tendo em vista que o corpo de músicos e o corpo administrativo da OSBA estão seguindo o isolamento social indicado pelas autoridades.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

PROGRAMAÇÃO OSBA TALKS

QUINTA-FEIRA, 14/mai

19h – CARLOS PRAZERES E GUILHERME MANNIS

O CENÁRIO DAS ORQUESTRAS NO NORDESTE E OS DESAFIOS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS