05/06/2020 12:40

#TCAemCasa - Confira programação da segunda semana de junho

a

Enquanto os eventos culturais presenciais se encontram suspensos devido às políticas de isolamento social para o enfrentamento da Covid-19, o Teatro Castro Alves (TCA) transfere para o ambiente digital a sua agenda de atividades. Desde março, variadas ações vêm sendo implementadas, colocando na internet projetos anteriormente existentes e criando novas ideias. Sob a chancela “TCA em Casa”, ações diárias são dispostas ao público, difundindo arte, dando acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgatando memórias e compartilhando informações. Os corpos artísticos do TCA – Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – e seu Centro Técnico são protagonistas na programação. Confira a agenda da segunda semana de junho, do dia 8 a 14.

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) –
As tradicionais aulas abertas da companhia oficial de dança da Bahia, desde início de maio, tomaram a virtualidade. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea, de segunda a quinta, sempre às 14h30, voltadas a pequenos grupos de pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança, além de grandes aulões públicos em lives às sextas-feiras, 15h. Para completar, o “BTCA Movimenta Home Office” oferece prática de alongamento semanal, nas segundas, às 18h30.

E enquanto os encontros físicos não podem acontecer, eles passam ao ambiente digital na série “BTCA Encontros”, em trocas com grupos do Brasil e de outros países, seguindo uma tendência do setor que mantém a importância de intercâmbios, mesmo que a distância. Quem inicia a temporada junto ao BTCA, no dia 10 de junho, às 10h, é a Cisne Negro Cia. de Dança, companhia paulista com 43 anos de história, numa aula de barra clássica ministrada por Patrícia Alquezar e piano ao vivo de Maria Inês Vasconcellos.

Mantendo linhas de criação, no projeto “Solos de Estar”, os bailarinos, na situação de isolamento em suas casas, se debruçam sobre os enfrentamentos humanos da necessidade de viverem com mais intensidade as suas próprias vidas íntimas para desenvolver trabalhos autorais autobiográficos ou fictícios. As cenas se utilizam de recursos do próprio ambiente doméstico para sua composição. A estreia será com “A janela dos meus olhos”, projeto de José Antônio Sampaio (China) e Maria Ângela Tochilovsky, disponível das 19h do dia 12 até 23h de 14 de junho.

Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – Logo em março, a Orquestra Sinfônica da Bahia lançou a “#OSBAFLIX – Especial Quarentena”, uma série de conteúdos diversos que levam sua música e experiência para a internet. São oportunidades digitais para que o público não apenas continue a ouvir música de concerto, mas que possa conhecer mais sobre este universo.

Nesta semana, tem comemoração para o Dia dos Namorados: no dia 11 de junho, o maestro Carlos Prazeres realiza mais uma live “Viagens Sinfônicas”, que consiste em audições guiadas de peças do repertório sinfônico, tendo como tema especial os namorados e o amor. Já no dia 12, vai ao ar o “OSBAMIX Convida Moreno Veloso – Especial dos Namorados”, gravação em que o artista canta versão de “Deusa do Amor” junto com músicos da OSBA.

Centro Técnico do TCA – Setor dedicado à pesquisa, formação, qualificação, criação, produção, sistematização e difusão de informações sobre engenharia do espetáculo, o Centro Técnico do TCA continua dedicando sua força produtiva para a confecção de máscaras de tecido de proteção individual, que vêm sendo distribuídas para instituições sociais, bem como atendendo funcionários da casa e de outros órgãos do Governo. Mais de 1.300 unidades já foram doadas com objetivo de contribuir para que os cidadãos cumpram o uso deste artefato fundamental para evitar a propagação do novo coronavírus. Toda sexta-feira, uma entrega é realizada. Neste dia 12 de junho, 300 máscaras serão entregues ao Projeto Recôncavo Solidário.

Cursos de Música do TCA na Quarentena –
De segunda a sexta, o TCA está promovendo na internet, desde início de maio, três cursos gratuitos que adentram o universo da música sinfônica e que eram antes realizados presencialmente. Ao lado do Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), estão sendo oferecidas as turmas “A linguagem musical no contexto da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Martins Seixas; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak. Tratam-se de músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) que ministram as aulas ao vivo em salas virtuais, num encontro semanal por turma, durante três meses. Mais de 1.100 pessoas de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal se inscreveram no projeto; da Bahia, houve inscrições de 64 cidades. De início, eram 80 vagas oferecidas e, por conta de tamanha adesão, foram criadas turmas extras e mais vagas, alcançando 180 contemplados.

Cumprindo as recomendações dos órgãos de saúde pública, todos os projetos do período de quarentena estão sendo desenvolvidos remotamente, sem demandar encontros presenciais e deslocamentos.

TCA em Casa
2ª semana de junho de 2020

8 DE JUNHO DE 2020 (SEGUNDA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena