Notícias

05/06/2020 14:30

#CatálogoDançaBahia - O Vilarejo de Blacksbird aborda temas relacionados ao cotidiano de uma família em conflito

d

Vinte espetáculos de dança foram selecionados pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/Secult/Ba) para  compor o Catálogo Dança Bahia – Difusão da Dança Baiana 2019. Todos os artistas premiados receberam uma versão digital trilíngue (português, inglês e espanhol), com informações, ficha técnica e fotos dos espetáculos. Entre os selecionados está o espetáculo O Vilarejo de Blacksbird, do coreógrafo Felipe Monte Verde, que explora um universo imaginário. Acesse aqui o catálogo!

A história do Vilarejo de Blacksbird se passa em um vilarejo e aborda temas relacionados ao cotidiano de uma família em conflito. Tem uma proposta itinerante e o espetáculo foi idealizado sob uma perspectiva cinematográfica, utilizando a linguagem do contemporary jazz.

fA Solidão, a violência, o suicídio e a transformação são alguns temas que compõem os diferentes ambientes e cômodos desse vilarejo, desenhando cada uma das cenas do espetáculo:

Lá fora, a solidão: Fantasmas vagam imersos em pensamentos, buscando refúgio dentro de si; pensamento de que, mesmo em grupo, estão completamente sós.

Dentro, a violência: Lembranças que podem ser devastadoras, causando mobilizações em tempo presente; medo, tensão, desespero, violência, raiva, a dor que não importa mais.

No quarto, o suicídio: O que podemos matar em nós mesmos para nos manter vivos? Sentimentos afloram junto a uma busca de respostas para consolar as cicatrizes que as memórias projetam.

No celeiro, a transformação: Força, firmeza e a vitalidade do cavalo; deixar-se levar pela cavalaria em comunhão; libertar-se de todo sofrimento, do seu próprio eu.

“Toda essa atmosfera fúnebre do Vilarejo busca provocar o espectador a refletir sobre sua realidade, além de instigá-lo a experimentar sensações diversas durante as cenas. Este universo foi construído a partir de processos criativos aos quais os bailarinos foram expostos, relembrando situações relacionadas aos temas do espetáculo e acessando os seus mais profundos conteúdos”, diz o coreógrafo Felipe.

Bio - O artista Felipe dos Santos Monte Verde é licenciado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); é Diretor/Coreógrafo da Katharsis Companhia de Dança. Já participou de grandes eventos: Curso de Férias de Dança pelo Brasil; Congresso Internacional de Jazz, Indaiatuba (SP) / Raça Cia de Dança (SP); Curso Internacional de Férias da Cia Faces Ocultas, Salto, (SP)  Passo de Arte, Indaiatuba (SP); Deborah Colker (RJ);  Intensivo de Férias Eliane Fetzer , Curitiba (PR)/ Summer Dance Camp - Balneario Camboriu (SC). Em 2013 recebeu o Prêmio de Coreógrafo Revelação pelo Prêmio Abril Dança Bahia.

“O Catálogo da Dança fomenta e potencializa a visibilidade do artista no cenário baiano. É também, mediador para novos caminhos entre artistas e companhias de todo mundo. Estou muito feliz em estar fazendo parte do Catálogo da Dança juntamente com artistas e companhias independentes de colegas e amigos que tanto admiro”, revela o artista Felipe Monte Verde.

Fotos: Divulgação
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.