16/06/2020 09:22

#CatálogoDançaBahia - Espetáculo Entre as Pernas relata sobre a subserviência do corpo negro

c

O Catálogo Dança Bahia – Difusão da Dança Baiana 2019 busca estimular a difusão da dança da Bahia entre curadores de festivais, imprensa especializada e setores estratégicos. Foram selecionados pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa) 20 espetáculos. Cada um dos selecionados recebeu um pen drive com a versão digital trilíngue (português, espanhol e inglês), com informações, ficha técnica e fotos dos espetáculos. Acesse aqui o catálogo!

Dentre os selecionados está o espetáculo Entre as Pernas, dirigido pelo coreógrafo Everton Barbosa, que denuncia o lugar de subserviência do corpo negro. O espetáculo foi concebido por ele em 2017, durante o seu período de formação do Curso de Educação Profissional Técnico Nível Médio em Dança pela Funceb. “Tive a inspiração em criar algo que abordasse sobre subserviência do nosso corpo. Principalmente, do corpo negro”, diz.

x

Após colocar todo o seu estudo em prática para criar o espetáculo, ele ainda relata: "o propósito da obra também é mostrar que aquele que carrega pesos, que está para ser escora, um deus Atlas sem valor de deus ou demônio, talvez carregue nas costas a necessidade de um mundo branco. A ideia é justamente incitar posicionamentos e alcançar o público com questionamentos do poder na sociedade, além do feminismo, machismo”.

A estreia do espetáculo aconteceu no dia 30 de novembro de 2017, no Espaço Xisto Bahia. Logo após sua estreia, o espetáculo também foi apresentado em abril de 2018, no Teatro Gregório de Mattos, durante a a 7ª Edição AbriU Dança na Bahia.“O Catálogo de Dança é muito importante para a gente que é artista, pois aumenta a visibilidade do nosso espetáculo, fazendo com que alcance novas pessoas”, destaca o coreógrafo Everton Barbosa.

Fotos: Alejandra Moreno