Notícias

23/06/2020 13:50

#BTCAplay exibe solos de dança do projeto "Gretas do Tempo"

a

Depois de uma primeira edição especial em abril, celebrando o próprio aniversário e o Dia Internacional da Dança, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) apresenta mais uma sessão do #BTCAplay, série em que resgata e exibe na internet produções de seu vasto repertório.

Neste mês de junho, entre as 19h do dia 26 e as 23h do dia 28, o público poderá rever cinco solos em videodança e um vídeo-trailer integrantes do projeto “Gretas do Tempo”, realizado em 2014. O conteúdo estará disponível no canal de YouTube do BTCA.

Idealizado por Lícia Morais através do Núcleo de Pesquisa do BTCA, “Gretas do Tempo” tematiza a memória e tem concepção, criação e direção de Ivani Santana, doutora-pesquisadora de Poéticas Tecnológicas – Dança com Mediação Tecnológica do Instituto de Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), convidada para a parceria com a companhia.

Os bailarinos Agnaldo Fonseca, Lícia Morais, Lila Martins, Paullo Fonseca e Rosa Barreto executam as criações em meio à ambiência natural e urbana do Palácio Rio Branco e seus arredores, em Salvador.

A memória do bailarino e a memória da cidade foram assim entrelaçadas durante o processo criativo, buscando uma sinergia entre lembranças pessoais e traços da história da capital baiana: o quebra-mar da marinha, o Forte São Marcelo, o subsolo do Mercado Modelo, os jardins do próprio Palácio, o mar e a Praça da Sé tornaram-se cenários.

O corpo-sonoro de cada bailarino foi explorado para construir a trilha de cada vídeo, que deve ser escutado com fone de ouvido: ver, escutar e perceber a dança por novos prismas.

Além destes solos em videodança que se compõem sob o título “Memórias de uma memória”, o projeto “Gretas do Tempo” também resultou na instalação telemática interativa “Memórias no tempo”, na caminhada sonora para dança “Memórias no espaço” e no site www.gretasdotempo.com.br.

 

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) apresenta:


#BTCAplay

Cinco solos em videodança e um vídeo-trailer integrantes do projeto “Gretas do Tempo”

Idealização: Lícia Morais

Concepção, criação e direção: Ivani Santana

Bailarinos: Agnaldo Fonseca, Lícia Morais, Lila Martins, Paullo Fonseca e Rosa Barreto

Quando: das 19h do dia 26 de junho até 23h de 28 de junho

Exibição através do canal do BTCA no YouTube

www.youtube.com/baleteatrocastroalvesbtca
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.