Notícias

15/07/2020 12:10

#DicaFunceb - Atores baianos se reúnem em Live-Leitura de obra de Dias Gomes nesta quarta-feira (15)

d
Foto: Divulgação

"Os Cinco Fugitivos do Juízo Final", texto da mocidade do dramaturgo e romancista Dias Gomes (1922-1999) será apresentado em forma de Live no dia 15 de julho, às 19h, pelos atores Rai Alves, Tania Toko, Moises Rocha, Vado Souza, Sonale Fonseca, Edineia Rodrigues, Afonso Penna e os músicos Ricardo Markis e Kiko Souza. Para assistir ao espetáculo, o público deverá sintonizar no canal do Youtube do ator Dody Só, que assina a direção.

Trata-se de um texto de transição que marca uma ruptura definitiva com a dramaturgia pré-moderna das peças da sua juventude, embora não atinja a harmonia das criações maduras do autor que, nessa obra, completa o seu rito de passagem para o período de modernidade do teatro brasileiro.

"Dias Gomes mostra nesse texto a virulência com que vivem os seres humanos e a necessidade de um basta para que possamos viver melhor pensando no planeta e no próximo", comenta o diretor e ator Dody Só.

No roteiro, Deus - que na peça é chamado de Patrão - resolve acabar com o mundo, só que percebe que cinco seres humanos (negro, ladrão, rei, prostituta, senhora honesta) fugiram e não se apresentaram para o juízo final, provocando assim a sua ira. Ele então convoca um Anjo Fiscal, que tem de convencê-los que eles devem aparecer para que o Patrão não fique desmoralizado.

Segundo o diretor, acentuações propositais e movimentação levam os atores a fazerem uma leitura encenada e não apenas dramatizada com o elenco sentado. Há movimentos em cena, marcações, porém, não se trata de uma montagem.

A produção do evento ainda informa que, devido à pandemia do novo coronavírus, o elenco está ensaiando o texto cumprindo os protocolos de segurança e estará, no dia 15, com máscaras e luvas e respeitando o distanciamento.

SERVIÇO:
Live Leitura Dramática do texto "OS CINCO FUGITIVOS DO JUÍZO FINAL", de Dias Gomes e direção de Dody Só
Onde: canal no Youtube - Canal de Dody só
Quando: 15 de julho, às 19h
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.