27/07/2020 10:20

"Para onde estamos indo" estreia no projeto "Solos de Estar" do BTCA

a
Três mulheres são atravessadas por sensações em comum trazidas pelo filme “Meia Noite em Paris” (Woody Allen, 2011). A relação entre o passado e o presente, o desejo da liberdade de outrora e o desafio de aproveitar o tempo de agora com prazer são pontos de intercessão e inspiração para as elas.

Para onde estamos indo” é um trabalho idealizado pelas bailarinas Adriana Bamberg, Mônica Nascimento e Solange Lucatelli que estreia na série “Solos de Estar”, do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), em que seus bailarinos se voltam aos desafios da própria intimidade diante da pandemia da Covid-19 para desenvolver trabalhos autorais.

O vídeo será lançado no dia 31 de julho (sexta-feira), às 19h, no canal de YouTube do BTCA.

Os solos, feitos de forma colaborativa e interligados pelo mesmo roteiro, compõem então a performance, que transpõe as artistas a um outro lugar para além do confinamento. Uma trilha feita voluntariamente pelos sapatos que tentam fugir para as ruas leva esses corpos a construírem nos movimentos sua própria libertação.

Sobre o projeto “Solos de Estar” – Mantendo linhas de criação em meio às políticas de isolamento social determinadas por conta da pandemia da Covid-19, o BTCA promove a série “Solos de Estar”, em que seus bailarinos se debruçam sobre os enfrentamentos humanos da necessidade de viverem com mais intensidade as suas próprias vidas íntimas, para então desenvolver trabalhos autorais. Os papéis sociais externos que, na grande maioria das situações, ocupam a maior parte de um dia comum, dão lugar à execução extremada dos papéis sociais domésticos. E, enquanto trabalho e casa se fundem, recursos do ambiente familiar compõem cenas de solos inéditos.

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) apresenta:

“Solos de Estar” – 3ª edição

“Para onde estamos indo”

Criação, interpretação, coreografia e produção: Adriana Bamberg, Mônica Nascimento e Solange Lucatelli

Roteiro: Solange Lucatelli e Wanderley Meira

Música: “Si Tu Vois Ma Mère”, de Sidney Bechet

Versão de “Si Tu Vois Ma Mère” em guitarra: Hamiltinho Pamplona

Produção de figurinos a partir do acervo do BTCA: Guilherme Hunder

Imagens: Adriana Bamberg e Augusto Bamberg, Mônica Nascimento e Guilherme Miranda, Solange Lucatelli e Vinícius Lucatelli

Montagem, edição, finalização e supervisão artística
: Wanderley Meira

Quando: 31 de julho, 19h