Notícias

31/07/2020 09:50

#PerfilDasArtes - Conheça a trajetória de Silvana Ribas, artista de Lafaiete Coutinho apaixonada por Danças Populares

d

Seus primeiros passos de dança aconteceram dentro da escola de sua cidade natal, e aos poucos a arte do movimento se tornou uma paixão. Silvana Ribas, 31 anos, é natural de Lafaiete Coutinho, interior da Bahia. Após descobrir sua paixão pela dança buscou a sua profissionalização, e atualmente é licenciada em Dança pela Universidade Estadual Sudoeste da Bahia (UESB), especialista em Estudos Contemporâneos em Dança e Mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia. 

"Quando percebi que gostava de dançar, comecei a participar das fanfarras, cirandas e cantigas de rodas, que são muito populares na minha cidade. Comecei a criar coreografias e ficava sempre na linha de frente. Isso acabou me influenciando a me tornar uma profissional", conta Silvana Ribas.

s

Ela conta que na época da escola praticava a dança dentro das possibilidades que a escola oferecia, mas algo foi mudando no passar do tempo: "depois comecei a me inspirar nas dançarinas da televisão e a conhecer outros ritmos de dança".

Ao longo de sua carreira acadêmica, Silvana já participou de diversos eventos, como o Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC). “Embora tenha participado de diversos eventos de outras modalidades, eu sempre me identifiquei com as danças populares”, frisa a dançarina.

Atualmente, Silvana Ribas participa da Quadrilha Junina da Escola de Dança da Funceb, que foi criada no ano passado. “A dança popular sempre esteve presente dentro de mim. Comecei com as cirandas e cantigas de rodas por influência da minha cidade natal, e depois disso não parei de buscar conhecimentos na dança", finaliza a artista.

Fotos: Arquivo Pessoal
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.