Notícias

03/08/2020 20:50

Nota de Pesar - Funceb lamenta falecimento do ex-secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal

jorge portugal
FOTO: Elói Corrêa/GOVBA

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa) lamenta com profundo pesar o falecimento do educador, professor e ex-secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, aos 64 anos, na noite desta segunda-feira (3), em Salvador. Ele estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiovascular do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). Segundo a assessoria da unidade de saúde, Portugal teve falência cardíaca aguda. Ele comandou a Secretaria de Cultura entre 2015 e 2017.

Educador, poeta e compositor, Jorge Portugal nasceu em Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano, em 5 de agosto de 1956. Conhecido pela autoria de composições que integram a memória afetiva dos baianos e dos brasileiros, como “A massa”, em parceria com Raimundo Sodré, e “Alegria da Cidade”, parceria com Lazzo Matumbi, é professor de Língua Portuguesa e Redação. Idealizou projetos culturais e educativos como Aprovado, Tô Sabendo, Circulador Cultural e Manuel Faustino. Este último, batizado em homenagem a um dos líderes da Revolta dos Búzios, levava alunos da rede pública para estudar em cursinhos particulares. Ele também foi idealizador e apresentador do programa de TV "Aprovado" e é autor do livro "Redação é assim", adotado por cursos pré-vestibulares de Salvador.

Executadas em várias partes do mundo, suas canções já foram interpretadas por artistas como Maria Bethânia, Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Raimundo Sodré, Roberto Mendes, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Lazzo Matumbi, Tânia Alves, Elba Ramalho, Jorge Aragão, Maria Creuza e Ara Ketu, entre outros.

A Funceb se solidariza com amigos e familiares neste momento.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.