Notícias

17/08/2020 16:00

Márcia Pinheiro participa do "Bate-papo dos Pés à Cabeça" do BTCA

a
Na 7ª edição do “Bate-papo dos Pés à Cabeça” do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), que desta vez fica sob comando e mediação da bailarina Lila Martins, a convidada será a experiente bailarina Márcia Pinheiro. Elas conversam ao vivo, no dia 20 de agosto (quinta-feira), às 19h, no perfil do BTCA no Instagram (@btca.oficial).

Na proposição deste formato, em que artistas do BTCA engajam reflexões descontraídas pela internet, com agentes de diversas áreas escolhidos por eles próprios, a companhia elabora uma atividade de formação que, ao mesmo tempo, visa à promoção da dança e dos artistas da dança. São discutidos aspectos técnicos da linguagem, bem como pensamentos e conceitos que compõem a estética ou a prática do profissional convidado.

Formada pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1970, Márcia Pinheiro foi 1ª bailarina do Ballet Jovem do Estado da Guanabara de 1969 a 1973. Em 1971, ingressou para o Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi Maître e primeira bailarina com direção de Tânia Duran e Gina Medrado na Escola de Ballet Bahiano de Tênis, e Maître e assistente de coreógrafo como Luis Arrieta, Carlos Morais e Lia Robatto no Balé Teatro Castro Alves.

Ministrou aulas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), na Escola de Danças Maria Olenewa, no Corpo de Baile de Niterói e Rio de Janeiro, na Companhia Deborah Colker e Centro de Dança Deborah Colker. Preparadora corporal do Núcleo de Dança para Atores e Maître da Companhia Jaime Arôxa. Com o grupo Márcia Pinheiro 3, criou mais de 15 espetáculos, destacando os mais consagrados: “Saga Sacro Sagaz”, “Haptonomia”, “Serpentes” e “A viagem”. Recebeu diversos prêmios como melhor coreógrafa, com sete medalhas de ouro no Latino Americano e outras menções honrosas.

Em 1998, a convite da coordenadora Mina Seinfield de Carakushansky, levou o ballet “A viagem” para ser apresentado em todo o estado do Rio de Janeiro. Atualmente, ministra aulas de profilaxia do movimento (Método SPA) e ballet para diversas escolas e companhias por todo o Brasil.

 

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) apresenta:

Bate-Papo dos Pés à Cabeça – 7ª edição

Bailarina mediador do BTCA: Lila Martins

Convidada: Márcia Pinheiro

Quando: 20 de agosto (quinta-feira), 19h

Exibição através do Instagram do BTCA: www.instagram.com/btca.oficial
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.