21/08/2020 10:09

#EditalAudiovisual - Rodado no sertão baiano, filme

s

Filho de Boi, novo longa-metragem da Plano 3 Filmes, dirigido por Haroldo Borges, está na seleção oficial do 23º Festival de Málaga, que acontece de 21 a 30 de agosto, na Espanha. A sessão Zonazine é uma sessão competitiva, que apresenta uma seleção de 08 filmes ibero-americanos, com narrativas ousadas e linguagem inovadora. Filho de Boi é o único brasileiro entre os selecionados. O filme tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura e Fundação Cultural do Estado.

O Festival de Málaga, que foi adiado em março devido à pandemia do covid-19, está retomando suas atividades de forma presencial, seguindo todos os protocolos de distanciamento social. Para Paula Gomes, produtora do filme, a participação no evento é muito importante, sobretudo nesse cenário de grandes dificuldades. “Os festivais são espaços de troca e mais do que nunca é importante saber que não estamos sozinhos. Além disso, quando um filme baiano consegue cruzar fronteiras, além de fortalecer a nossa identidade cultural, ele também abre possibilidades de negócios para toda a produção local”, diz.

Filho de Boi teve sua world première no Busan International Film Festival, na Coreia do Sul. Durante a etapa de montagem, o filme foi premiado em sessões work in progress na Espanha e no México, tendo recebido, entre outros, o Prêmio Film4Climate, concedido pelo Banco Mundial ao projeto melhor alinhado com as metas de desenvolvimento da ONU. A estreia no Brasil deverá acontecer no primeiro semestre de 2021.

FILHO DE BOI

O filme foi realizado ao longo de seis meses no município de Curaçá, norte da Bahia. Durante o processo de preparação e filmagem, equipe e elenco conviveram proximamente e foram aportando aspectos de sua vida ao projeto. “Embarcamos nessa ficção com o coração contagiado pelo documentário. Nosso elenco foi formado em sua maioria por não-atores, que não leram o roteiro. O trabalho foi desenvolvido através da aproximação entre a vida daquelas pessoas reais e a dos seus personagens”, conta Haroldo Borges.

Primeiro longa de ficção do diretor, Filho de Boi lança luz sobre o Brasil de hoje, revelando um universo de masculinidade e preconceito onde é urgente reinventar-se. Na história, o personagem João tem 13 anos e vive no sertão. O vínculo entre ele e seu pai está partido. No limiar da adolescência, João quer fugir desse lugar, que parece não ter possibilidades para ele se encaixar. Um dia, um pequeno circo chega na cidade e ele estabelece uma amizade com o palhaço Salsicha, que o encoraja a enfrentar seus medos.

Para a preparação de elenco, a produção convidou a super experiente Fátima Toledo (Cidade de Deus, Pixote, O Céu de Suely, Cidade Baixa, Tropa de Elite), que realizou um trabalho primoroso. Para o papel do protagonista, o estudante João Pedro Dias foi escolhido após uma ampla pesquisa em que foram entrevistados cerca de 1.500 meninos, todos de escolas públicas da zona rural da região.

Além dele, formam o elenco principal os atores Luiz Carlos Vasconcelos (“Abril Despedaçado”, “Baile Perfumado”, “Carandiru”) e Vinicius Bustani, revelação do teatro baiano (“Hamlet”, “Criança Ferida”). Também fazem parte do elenco artistas de circo do interior da Bahia, como Jonas Laborda e Wilma Macedo, protagonistas do projeto anterior da Plano 3 Filmes, o premiado documentário Jonas e o Circo sem Lona.

g

O COLETIVO

A Plano 3 Filmes é um coletivo de cineastas baianos que, além da produção de vários curtas premiados dentro e fora do Brasil, é responsável pelo exitoso documentário Jonas e o Circo sem Lona. Com trajetória que inclui a participação nos principais festivais de documentário do mundo, “Jonas” estreou em salas de cinema no Brasil e Uruguai e foi exibido em canais de TV no Brasil, Colômbia e México, com excelente retorno de público e crítica. Filho de Boi é o primeiro longa de ficção do grupo, que nesse momento está trabalhando em seus novos projetos: a série Boi Bandido (em pós-produção) e o documentário Sam (em desenvolvimento), que foi no Mercado MiradasDoc e no Pitching DocMontevideo.

Direção: Haroldo Borges
Codireção: Ernesto Molinero
Roteiro: Paula Gomes e Haroldo Borges
Preparação de Elenco: Fátima Toledo
Produção de Elenco: Milena Pinheiro
Direção de Fotografia: Remo Albornoz
Direção de Arte: Marcos Bautista
Som Direto: Pedro Garcia
Desenho de Som: Vitor Coroa
Montagem: Andrea Kleinman, Juliano Castro

Elenco: João Pedro Dias, Luiz Carlos Vasconcelos, Vinicius Bustani, Wilma Macedo, Jonas Laborda, Antonio Avelino, Rita de Cássia Fernandes, Wirles Sena, Givanilson Santos, Bruno Araújo, Fernando Ferreira, Cícero Brito, Itamar Cavalcanti, Ailton Santos.

Fotos: Haroldo Borges