Notícias

21/08/2020 12:39

#TCA - “Terça da Música” apresenta Aiace e Pirombeira

d
"Pirombeira" (Foto: Divulgação)

Dois dos nomes mais produtivos e respeitados da nova cena musical de Salvador, Aiace e Pirombeira participam da versão digital do projeto “Terça da Música” do Teatro Castro Alves (TCA). Registros de seus trabalhos autorais, que já tiveram palco na Sala do Coro do TCA, poderão ser vistos no dia 25 de agosto, ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA. A cantora Aiace apresenta vídeo da canção “De Qualquer Maneira”, integrante de seu primeiro disco solo, e a banda Pirombeira exibe clipe de “O Morro”, single lançado em 2018.

Aiace: “De Qualquer Maneira” – Integrante da nova geração de artistas baianos, Aiace é cantora e fundadora do grupo Sertanília. Em 2017, lançou digitalmente seu primeiro disco solo, “Dentro ali”, com as participações de Luiz Melodia e Lazzo Matumbi. Em novembro de 2018, celebrou este lançamento em um grande show na Sala do Coro do TCA. Apresentada neste show, a música “De Qualquer Maneira”, composta por ela e integrante do álbum, foi a canção escolhida para ser compartilhada no projeto “Terça da Música”. Acompanhada por Théo Silva (guitarra), Bruno Aranha (teclados), Gabi Riddim (programações), Alexandre Vieira (baixo) e Sebastian Notini (Bateria), Aiace traz em suas músicas elementos da MPB, jazz e pop-rock, mas sem esquecer as raízes ancestrais afro-baianas.

dPirombeira: “O Morro” – Em dezembro de 2018, a Pirombeira, banda com sólido trabalho autoral, fez show na Sala do Coro do TCA. A apresentação mesclou inéditas e canções do primeiro álbum, “Pirombeira” (2017). Entre as novidades, esteve a canção “O Morro”, composição de Gabriel Arruti, que ganhou versão em videoclipe, agora exibido na “Terça da Música”. Destacado como um dos principais grupos da nova cena musical de Salvador, o Pirombeira é formado por Aline Falcão (teclado, sanfona e voz), Gabriel Arruti (baixo), Ian Cardoso (guitarra, viola caipira e voz), João Mendes (violão e voz), João Paim (percussão) e Rubão Nazario (bateria). O regionalismo baiano, colocado pelos elementos de baião, frevo, chula e ijexá, conversa com a linguagem universal, trazida pelas referências de jazz, rock e as experimentações. Ao mesmo tempo, canções, temas instrumentais e improvisos permeiam o trabalho.

Sobre a “Terça da Música” – Desde a abertura da Nova Sala do Coro do TCA, em julho de 2018, o espaço estabeleceu uma importante e diversa agenda de shows musicais neste palco, às terças-feiras, com o selo de “Terça da Música”. Criando uma tradição de assistir neste dia a apresentações de artistas e bandas da Bahia e do Brasil, uma mostra da produção da música contemporânea nacional, em variados estilos, foi sendo composta por meio da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA”, lançada semestralmente. Dezenas de espetáculos se realizaram neste formato e são rememorados pela internet, durante este atual período de medidas de isolamento social que suspenderam as atividades presenciais, através da exibição de registros audiovisuais variados, de gravações ao vivo, videoclipes ou também dos shows filmados na Sala do Coro. Os materiais ficam dispostos no canal de YouTube do TCA, na busca de manter o movimento de difusão da música baiana e brasileira diante do público do Complexo e de toda a sua forte rede digital.

Aiace (Foto: Matheus L8)

“Terça da Música”

Aiace
Registro: “De Qualquer Maneira”

Pirombeira
Registro: “O Morro”

Quando: 25 de agosto de 2020 (terça-feira), 12h

Exibição através do canal do Teatro Castro Alves no YouTube
www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial

Aiace (Foto: Matheus L8)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.