Notícias

28/08/2020 10:38

#TCA - Juliana Ribeiro e Lia Lordelo estarão na “Terça da Música”

d

Quem abre o mês de setembro da versão digital da “Terça da Música” do Teatro Castro Alves (TCA), com a 11ª edição da série, são as cantoras Juliana Ribeiro e Lia Lordelo. As duas, que já se apresentaram na Sala do Coro do TCA, ofertam registros ao vivo de seus shows, disponibilizados no dia 1º, ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA .

Juliana Ribeiro: “Rainha Ginga” – Em dezembro de 2018, Juliana Ribeiro apresentou, na Sala do Coro do TCA, o premiado espetáculo “Na Batucada da Vida”, com releituras contemporâneas do cancioneiro de Ary Barroso. Mas é de seu mais recente espetáculo autoral, “Preta Brasileira”, que estreou na Sala Principal do TCA em janeiro deste ano, em edição do projeto “Domingo no TCA”, que vem o registro de “Rainha Ginga” exibido agora no “Terça da Música”. Em cena, Juliana estava grávida de cinco meses e gestando também um novo álbum, enquanto comemorava seus 20 anos de carreira. O pré-lançamento deste seu terceiro disco celebra a mulher contemporânea, compositora e empoderada dentro do universo da música popular. “Rainha Ginga”, com melodia em samba blues dentro do andamento de samba enredo, é uma parceria de Juliana com Lia Chaves e homenageia Clementina de Jesus. Na banda, estão Lorena Martins (bateria), Bolota e Ricardo Costa (percussões), Vinícius Freitas (sax e flautas), Fabrício Cyem (baixo) e Dinho Reis (sanfona e piano). A direção musical é de Marcos Bezerra e a direção artística, de Hebe Alves.

Lia Lordelo: “Ai de mim, Copacabana” –
O show “TorquatáLia” é um mergulho da cantora e atriz Lia Lordelo no universo poético de Torquato Neto e foi apresentado na Sala do Coro do TCA em abril de 2019. No espetáculo, com excelente retorno de público e crítica, Lia é acompanhada pelo trio Laia Gaiatta, formado por Heitor Dantas, que faz a direção musical, Uru Pereira e Antenor Cardoso, além de Edbrass Brasil, que assina a direção artística e também integra a banda. O repertório inclui parcerias de Torquato com Gilberto Gil, Edu Lobo, Caetano Veloso, Jards Macalé e Carlos Pinto, e rendeu o lançamento do EP “Torquatália”, pelo Sê-lo! Netlabel. No vídeo da “Terça da Música”, a canção escolhida é “Ai de mim, Copacabana”, parceria de Torquato e Caetano.

Sobre a “Terça da Música” – Desde a abertura da Nova Sala do Coro do TCA, em julho de 2018, o espaço estabeleceu uma importante e diversa agenda de shows musicais neste palco, às terças-feiras, com o selo de “Terça da Música”. Criando uma tradição de assistir neste dia a apresentações de artistas e bandas da Bahia e do Brasil, uma mostra da produção da música contemporânea nacional, em variados estilos, foi sendo composta por meio da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA”, lançada semestralmente. Dezenas de espetáculos se realizaram neste formato e são rememorados pela internet, durante este atual período de medidas de isolamento social que suspenderam as atividades presenciais, através da exibição de registros audiovisuais variados, de gravações ao vivo, videoclipes ou também dos shows filmados na Sala do Coro. Os materiais ficam dispostos no canal de YouTube do TCA, na busca de manter o movimento de difusão da música baiana e brasileira diante do público do Complexo e de toda a sua forte rede digital.

“Terça da Música”

Juliana Ribeiro
Registro: “Rainha Ginga”

Lia Lordelo
Registro: “Ai de mim, Copacabana”

Quando: 1º de setembro de 2020 (terça-feira), 12h
Exibição através do canal do Teatro Castro Alves no YouTube
www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.