Notícias

12/09/2020 09:00

#CalendárioDasArtes - Gravação do videoclipe de "Iê saudade" de J. Velloso e banda Recôncavo Experimental foi contemplado no edital

s
J. Velloso na gravação do videoclip

A proposta audiovisual de Gustavo Caribé para a gravação do videoclipe da música "Iê, saudade", de J. Velloso e Recôncavo Experimental, de Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano, foi uma das contempladas na 8ª edição do edital Calendário das Artes

A música escolhida para o videoclipe fará parte do álbum "J. Velloso e Recôncavo Experimental",produzido durante a quarentena. O álbum homenageia a cultura popular do Recôncavo da Bahia, com músicas sobre diversas manifestações culturais do local. 

A música "Iê,Saudade" fala sobre a saudade que os envolvidos no projeto têm dos seus familiares,amigos e da cidade Santo Amaro. Para Gustavo Caribé, “o clipe vai transferir para a tela a saudade que sentem das idas e vindas a Santo Amaro e suas magias.É gratificante sair de Santo Amaro, mas sempre que retornamos é algo inexplicável”, disse.

O videoclipe foi gravado do trajeto de Salvador a Santo Amaro, com câmera parada e plano sequência, sob produçãoe direção artística de Mirella Medeiros. O vídeo mostra desde a saída da garagem em Salvador, até a chegada na frente da Igreja Matriz de Santo Amaro. 

s
J. Velloso e banda Recôncavo Experimental

Gustavo Caribé – É o idealizador da banda Recôncavo Experimental, músico, cantor, compositor e baixista desde os12 anos de idade, quando começou sua carreira artística acompanhando seu tio Roberto Mendes. 

Gustavo acumula em seu currículo apresentações ao lado de artistas como Maria Betânia, Caetano Veloso,Gilberto Gil, Margareth Menezes, J. Veloso, Magary Lord, Mariene de Castro,Banda Mametto, Raimundo Sodré e Bell Marques.

Em 2015, o músico lançou seu primeiro EP, “Meu Recôncavo”, com participações de Roberto Mendes e Magary Lord. Gustavo tem formação técnica em processos fonográficos, pela escola de música Pracatum. É também o criador e diretor da banda “Recôncavo Experimental”, fruto de sua pesquisa que já duramais de cinco anos sobre a tradução moderna das chulas do Recôncavo.

Calendário das Artes - Foram premiadas 28 propostas por Macroterritório da Bahia. De Salvador foram selecionadas 32 propostas. Ao total, 200 propostas foram selecionadas pela Fundação Cultural, disponibilizando recursos de R$ 500 mil em todo edital. Cada proposta foi premiada no valor de R$ 2.500,00.                                                                                       

O videoclipe "Iê, Saudade” será disponibilizado pelo canal da Funceb no Youtube. Então, segue o canal e ativa as notificações para não perder nenhum vídeo!

Fotos: Divulgação
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.