Notícias

12/09/2020 09:00

#CalendárioDasArtes - "As peripécias de Zezin Siriema nas redes sociais" foi aprovada na 8ª edição do edital

s

As peripécias de Zezin Siriema nas redes sociais, inscrita na categoria Literatura, foi a aposta de Cléber Eduão, de Ibotirama, no Velho Chico, para a 8ª edição do edital Calendário das Artes 2020. A proposta traz leituras de poemas populares, escritos em décimas de 7sílabas, de autoria do poeta e educador. Alguns desses trabalhos são inéditos, outros foram lançados em coletâneas e/ou em festivais locais/regionais.

dNa produção, o protagonista Zezin Siriema, personagem inspirado em figuras populares,é morador de uma pequena ilha do Rio São Francisco, que, entre versos e estrofes, histórias e estórias, dialoga com outros personagens também inventados.

"Zezin Siriema é um entre tantos beiradeiros destituídos de condições mínimas de sobrevivência, mas, que guarda a sabedoria e a astúcia do povo nordestino. A proposta literária vai contribuir com o debate de temas ligados à realidade ribeirinha e fortalecer a divulgação da literatura popular nos diferentes espaços. O Calendário das Artes nos incentivou a ampliar o trabalho,aproveitando esse momento de isolamento social, para trazer a reflexão sobre diferentes temas da nossa realidade, além de contribuir com a divulgação da literatura popular que é tão pouco lembrada", diz o escritor.

Cléber Eduão - é poeta, compositor e produtor cultural, com graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação do Campo. Tem experiência em Gestão Cultural. Publicou livros, coordenou e organizou a pesquisa e publicação da Antologia dos Poetas Cordelistas do Velho Chico(2012); em 2019 participou do “Baú do Medo – Coletânea de Cordéis de Terror e Suspense” e “I Anuário do Cordel Brasileiro”, organizados pelo poeta Zeca Pereira. 

Calendário das Artes - Foram premiadas 28 propostas por Macroterritório da Bahia. De Salvador foram selecionadas 32 propostas. Ao total, 200propostas foram premiadas pela Fundação Cultural do Estado, disponibilizando recursos de R$ 500 mil em todo edital. Cada proposta foi premiada no valor de R$2.500,00.          
                  

As leituras poéticas de Zezin Siriema estão disponíveis no canal da Funceb no Youtube. Segue o canal e ativa as notificações para não perder nenhum vídeo!

Foto: Divulgação
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.