Notícias

02/09/2020 09:00

#CalendárioDasArtes - Haikais de "Empoderamento da poesia feminina" é um dos contemplados na categoria Literatura

S

Premiada na categoria Literatura da 8ª edição do edital Calendário das Artes 2020, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, está a proposta "Empoderamento da poesia feminina", de Maynara Soares da Costa, natural de Ibotirama, às margens do Rio São Francisco. Através do estilo de poesia haikai (poemas curtos, escritos em três versos: 5+7+5, somando 17 sílabas poéticas), a ação visa propagar poemas de combate à violência contra a mulher, passando mensagens de encorajamento  e incentivo de luta na busca pelos seus direitos, valorização e proteção. 

"A ideia também é que os poemas exaltem as virtudes e encantamentos femininos, além de poemas que retratam o enfrentamento e combate à covid-19. Para uma mulher, não há nada mais importante que a sua auto estima. É importante criar esses espaço para fortalecer a mulher Ribeirinha", relata a proponente, Mayana Soares da Costa, de 24 anos.

X

Serão realizadas 40 publicações de cards com os poemas haikais, nas redes sociais da proponente. Maynara é poetisa, participou dos Festivais de Poesia de Ibotirama, fez parte do grupo de teatro Talentos do Amanhã, e é amante da cultura popular brasileira e Ribeirinha.Conheceu o estilo da poesia HAIKAI (que é composto por apenas três versos, sendo que o primeiro e o terceiro verso são pentassílabos, ou seja, formados por cinco sílabas poéticas, e o segundo verso é heptassílabo) através de seu companheiro, Josemário Fernandes, que é poeta e cordelista consagrado.

"Diante do cenário incerto que nos encontramos, o poema HAIKAI pode ser um instrumento de escrita bem aceito pelo público internauta, pois a sua pequena estética pode atrair até mesmo pessoas que não tem o hábito da leitura, podendo assim, cativar a atenção e serem mensageiros, compartilhadores dos poemas nas plataformas das redes sociais, ajudando a propagar os conteúdos de arte para combater os males que nos assolam, sobretudo, nesse momento tempestivo", relata a proponente.

Acompanhe as redes sociais da Funceb para não perder nenhum conteúdo!

X

Redes sociais de Maynara Costa:
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.